UE investiga os subsídios chineses aos veículos elétricos e ameaça com imposição de taxas
Carnaval em Segurança 2024: 104 detenções por crimes rodoviários

Travagem autónoma de emergência vai passar a ser equipamento obrigatório na União Europeia

By on 22 Fevereiro, 2019

O Parlamento Europeu vai aprovar uma diretiva comunitária que torna como equipamento obrigatório em todos os automóveis vários sistemas de segurança.

A ideia dos legisladores é colocar num pacote de equipamento de série, obrigatório, a travagem autónoma de emergência (AEB), aviso de transposição involuntária de faixa, assistência inteligente á velocidade, verificação do nível de alcoolemia que impede o veículo de arrancar, monitorização do estado de cansaço e défice de atenção, sinal de emergência na travagem, deteção de obstáculos na manobra de marcha atrás e um gravador de dados de acidente.

Esta legislação foi preparada o ano passado e já passou por todas as instituições europeias de controlo e vai agora subir ao parlamento Europeu para aprovação final. A votação irá ser feita no próximo mês e caso seja aprovada a diretiva, esta regra será colocada em vigor a partir de 2020. Segundo o Conselho Europeu da Segurança do Transporte, a obrigatoriedade de instalar estes sistemas nos veículos poderá salvar 25 mil vidas em 15 anos. Recordar que os testes EuroNCAP exigem, para outorgar as estrelas de segurança, muitos destes equipamentos como o AEB, por exemplo, mas muitos construtores continuam a oferecer estes sistemas como opcional.

Diga-se que a lei europeia irá obrigar os construtores a desenhar os sistemas de forma a que os condutores os possam utilizar sem reservas e que a proteção contra ataques cibernéticos seja efetivo. Alguns destes sistemas vão ser obrigatórios, também, em veículos comerciais ligeiros e autocarros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)