Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado

Tudo o que se sabe sobre o novo Audi A1 Sportback

By on 30 Junho, 2018

Em 2010, a Audi estreou-se num novo segmento com o A1. A segunda geração deste modelo de automóvel compacto, que conheceu grande sucesso, está prestes a estrear-se. O design dinâmico é uma das marcas mais distintivas do novo Audi A1 Sportback. Companheiro ideal para o dia a dia em ambiente urbano, consegue ser também o aliado perfeito para viagens mais longas. Os sistemas de informação, entretenimento e assistência à condução de última geração foram portados de modelos de segmentos superiores. Decididamente conectado com o mundo digital, possui ainda novas opções de personalização, num leque muito vasto de combinações.

Design exterior: marcante, musculado, com os genes do protótipo desportivo Ur-quattro

O A1 Sportback cresceu significativamente, quando comparado com o modelo da primeira geração. Mais comprido 56 mm, tem um comprimento total de 4,03 metros. A largura permaneceu quase inalterada, nos 1,74 metros, enquanto que a altura se situa nos 1,41 metros de altura (valor que aumenta para os 1,43 metros se for considerada a antena). A maior distância entre eixos e as distâncias mais curtas entre o centro das rodas e as extremidades dianteira e traseira da carroçaria contribuem para um melhor desempenho dinâmico, ao mesmo tempo que, esteticamente, conferem um visual mais agressivo e desportivo. A grelha Singleframe domina a secção dianteira através de um posicionamento mais baixo e duas entradas de ar laterais que se prolongam por um pequeno lábio inferior.

De combinação livre: as linhas de equipamentos

A estrutura de linhas de acabamento modulares faz a sua estreia no A1 Sportback, proporcionando um elevado grau de flexibilidade e garantindo maior número de combinações de design exterior e ambientes interiores.

Os três índices de equipamento – basic, advanced ou S line – permitem ainda associar outros componentes estéticos. O pacote negro define detalhes adicionais. A seleção de cores e materiais no interior surge através das opções “Interior advanced”, “Interior design selection” e “Interior S line”, cada uma delas com vastas possibilidades de seleção de cores e materiais.

Novo visual: o design interior

Os designers da Audi focaram-se na premissa de conceber o novo A1 Sportback com o interior mais desportivo do seu segmento. O habitáculo desenvolve-se em torno do condutor, com design emotivo e personalizável.

Os comandos e o ecrã MMI touch encontram-se orientados para o condutor. Do lado do passageiro, o ecrã e os difusores da ventilação estão integrados numa área com aparência de vidro preto. O pacote opcional de iluminação de contorno e ambiente torna o interior mais luminoso, destacando o trabalho de design realizado no interior. Ao todo são 30 elementos de LED que dão brilho ao habitáculo, numa paleta de cores selecionáveis. As saídas da ventilação correm ao longo do tabliê em frente ao passageiro

Mais espaço e conforto: o conceito de espaço

O novo A1 Sportback é muito mais espaçoso – tornando a vida muito mais confortável para o condutor, o passageiro dianteiro e os passageiros traseiros. Apesar das compactas dimensões exteriores e da linha desportiva do tejadilho, os adultos nos bancos traseiros ainda desfrutam de bastante espaço para as zonas da cabeça e das pernas. A capacidade da bagageira aumentou em 65 litros. Com os bancos em posição normal, a volumetria é de 335 litros; com os bancos traseiros rebatidos, o valor aumenta para 1090 litros. A altura do acesso de carga é confortavelmente baixa: 67 centímetros.

Totalmente digital: operacionalidade e ecrã

O novo Audi A1 Sportback está apto para o futuro digital. Até mesmo a versão basic tem a possibilidade de receber painel de instrumentos totalmente digital, com ecrã de alta resolução com 10,25 polegadas e volante multifuncões. O opcional Audi virtual cockpit, com uma ampla gama de funções, apresenta informações abrangentes e diversificadas, como mapas de navegação animados e gráficos de alguns sistemas de assistência à condução, tudo dentro do ângulo de visão do condutor.

Totalmente conectado e sempre atualizado: Infotainment e Audi connect

O conceito de Infotainment no novo A1 Sportback vem da classe superior, como o rádio MMI, cuja operação pode ser feita através dos botões do volante multifunções e do toque no ecrã. A variante topo de gama dos sistemas de infotainment é preenchida pelo MMI Navigation Plus, que possui ecrã MMI touch com 10,1 polegadas. A operação é feita tal como num smartphone, incorporando também comandos de voz. Em conjunto com o Audi connect, o MMI Navigation Plus oferece no A1 Sportback funções como cálculo híbrido de rotas, em que o sistema, através de computação na nuvem, leva em conta a situação do tráfego de forma dinâmica.

Segurança em primeiro lugar: os sistemas de assistência ao condutor

O novo A1 Sportback possui sistemas de assistência à condução da mais recente geração presente nos modelos topo de gama da Audi. O limitador de velocidade (para evitar transgressões) e o aviso de saída involuntária de faixa de rodagem com correção da direção e alertas por vibração ao condutor são alguns dos equipamentos disponíveis. Outro equipamento pouco habitual no segmento do novo A1 Sportback é o Adaptive Speed Assist, que através de radar consegue manter a distância para o veículo imediatamente à sua frente. A configuração deste sistema pode ser realizada atendendo a vários parâmetros, como por exemplo o grau de aceleração. O sistema funciona na gama de velocidades compreendida entre os 30 e os 200 km/h.

Leve e robusta: a carroçaria

A carroçaria do novo Audi A1 Sportback incorpora componentes fabricados em aço moldado a quente, que formam a espinha dorsal da célula dos passageiros. A rigidez da carroçaria e as afinações especiais garantem condução desportiva com precisão e desempenham trabalho adicional na insonorização. Com uma área frontal de 2,07 m² e um coeficiente de penetração aerodinâmico de 0.31, o novo A1 Sportback oferece pouca resistência ao vento.

Potentes e eficientes: os motores

Seja para uma utilização em zonas urbanas, seja para uma viagem mais longa, a gama de propulsores torna a condução do novo Audi A1 Sportback particularmente divertida. O portefólio abrange unidades eficientes alimentadas a gasolina, com potências compreendidas entre os 95 (70 kW) e os 200 cv (147 kW), todos com sobrealimentação, injeção direta de combustível e filtro de partículas. A Audi equipa o novo A1 Sportback com duas opções de transmissão: manual com seis relações ou S tronic com dupla embraiagem, disponíveis para conjugação com todos os motores. A variante com motor topo de gama possui acoplada a transmissão S tronic com seis velocidades, de série.

Regulação desportiva e equilibrada: a suspensão

O desenho da suspensão do novo Audi A1 Sportback proporciona um comportamento ágil e uma experiência de condução desportiva, sem comprometer o conforto. A suspensão dianteira possui uma estrutura do tipo McPherson, enquanto atrás se encontra a configuração com barra de torção, com benefícios em termos de peso e de espaço. Além da suspensão base, o novo Audi A1 Sportback pode ser configurado com suspensão desportiva, que se distingue por ter regulação mais firme. Este sistema integra amortecedores dinâmicos, para absorver com maior eficácia as irregularidades da estrada. Este pacote Performance é uma das duas ofertas de soluções dinâmicas da Audi para o novo A1 Sportback, e, além da suspensão desportiva, conta com discos de travão de maior diâmetro e pinças pintadas a vermelho.

Quatro modos para uma sensação de condução individual: Audi drive select

O novo A1 Sportback é proposto, em opção, com o sistema mecatrónico Audi drive select, que dá a possibilidade aos utilizadores de selecionar quatro modos distintos de características de condução: auto, dynamic, efficiency e individual, este último capaz de personalizar vários parâmetros do automóvel em termos de condução.

Já disponível para encomenda, o lançamento para o mercado europeu está agendado para o outono.


 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)