Defender OCTA: Todo-o-terreno de alta performance em face final de desenvolvimento
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Twisted Automotive revela uma espécie de ‘barnfind’ mais invulgar

By on 17 Setembro, 2022

Na maioria dos casos, os ‘barnfind’ são modelos que ficam esquecidos a apodrecer durante anos. Mas no caso destes 16 Land Rover Defender, não foi esquecimento, foi mesmo propositado.

A Twisted Automotive é uma empresa de Yorkshire, no Reino Unido, especializada em trabalhar com Land Rover Defender há mais de 20 anos. Nos últimos sete, no entanto, teve guardado um enorme segredo num dos seus barracões. Nada mais, nada menos do que 16 Land Rover Defender 110, um de cada cor, nas versões “Utility Wagon” e “Station Wagon”, dando origem às tais 16 unidades. E porquê?

Charles Fawcett, fundador e responsável pela Twisted Automotive já modifica e personaliza o Land Rover Defender há mais de 20 anos, o que o deixa com uma ligação muito próxima à marca britânica. Só em 2015, Fawcett comprou mais de 200 unidades deste modelo, já contando com estas 16, destinadas a um projeto diferente. Este consiste em ter disponíveis para os clientes mais especiais, 16 unidades do Land Rover Defender, que já não se encontram em produção, mas que estão totalmente novas, com menos de 30 milhas percorridas. Todas foram escolhidas individualmente por Fawcett, tendo em conta o número de chassis e a data de fabrico, sendo posteriormente armazenadas neste armazém de ambiente, temperatura e humidade controlados, para que nenhuma delas “envelhecesse”.

Tal como o próprio nos conta, “Fui até à linha de produção do Defender, na fábrica de Solihull, com o objetivo de conhecer os homens e as mulheres que construíram estes veículos. Estes 16 Defender 110 foram escolhidos individualmente, tendo em conta o seu número de chassis e data de construção. Depois disso, todos foram registados em 2016 – depois de a produção ter terminado – fazendo com que estes estejam entre os últimos a sair da linha de montagem e, por isso, muito mais colecionáveis. São todos especiais, e depois de receberem a atenção da Twisted, todos eles serão únicos. E é por essa razão que esta série limitada se chama One of One“. Fawcett acrescenta ainda que “todas estas 16 unidades serão convertidas em versões da Twisted, mas a forma como a conversão é feita dependerá do estilo de vida e do gosto de cada cliente. O método de trabalho da Twisted não passa por dizer às pessoas como o seu Defender deve ser e sim trabalhar em conjunto com elas, com o objetivo de criar um Defender que seja o mais adequado ao gosto de cada uma”.

Mas há um “catch”, no meio disto tudo. É que, nenhuma destas 16 unidades será vendida no seu estado original, uma vez que todas elas vão receber um conjunto de modificações da Twisted Automotive, efetuadas ao gosto de cada cliente. Estas incluem um revestimento de todo o chassis, novas suspensões e um sistema de travagem melhorado, mas também a possibilidade de optar entre um motor diesel de 2,2 litros com 174 cavalos ou um a gasolina, de 2,3 litros e 308 cavalos de potência.

A diferenças mais visíveis a partir do exterior são as jantes Twisted Classic com 18 polegadas de diâmetro, mas também um sistema de iluminação totalmente em LED. Além disso, no entanto, há também espelhos retrovisores pintados na cor da carroçaria e a zona superior dos degraus laterais estará pintada de negro.

A bordo, além da chapa que identifica esta versão “One of One” da Twisted Automotive, afirmando que cada uma destas 16 unidades será mesmo única, está também incluído um novo alinhamento de todos os painéis e componentes, bem como um melhor isolamento do habitáculo, tanto térmico como acústico e que nem dispensa o forro do tejadilho num tecido negro. Os assentos podem ser substituídos por uns mais desportivos e o forro em pele destes e do volante será efetuado ao gosto de cada cliente.

Em termos de preços, os valores começam nas 135 mil libras, caso opte pela versão de cinco lugares (Utility Wagon), ou nas 145 mil, no caso da opção com sete lugares (Station Wagon). Isto com o motor diesel. Se a coragem o fizer optar pelas versões com o motor a gasolina com mais de 300 cavalos, os valores andam entre as 174.500 libras e as 184.500, sendo ainda necessário adicionar o valor dos impostos a todos estes valores.

Para descobrir mais detalhes, e conhecer quais destas 16 unidades ainda estão disponíveis, aconselhamos uma visita à página da Twisted Automotive em www.twisted.co.uk

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)