Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada
Adeus W16: Bugatti confirma V16 no seu próximo hipercarro

Um dos 17 Bugatti Type 57S Atalante continua à procura de um novo proprietário

By on 8 Outubro, 2022

É um dos automóveis mais belos do planeta e também um dos mais históricos, uma vez que foi a primeira unidade de apenas 17 a abandonar a fábrica de Molsheim.

O Bugatti Type 57S Atalante está na categoria dos automóveis clássicos mais belos de todos os tempos. E esta unidade em particular continua à procura de um novo proprietário, depois de ter passado três décadas a ser perfeitamente mantido e cuidado na mesma coleção.

Apresentado no Salão de Paris de 1936, apenas um ano depois de ter sido mostrado o incrível Type 57 Aérolithe, o 57S foi construído com base no sucesso do primeiro projeto a solo de Jean Bugatti. Incluía um chassis Surbaissé, totalmente redesenhado, mais compacto e mais baixo do que o do Type 57 e o motor era uma versão melhorada do bloco de 3,3 litros, com dupla árvore de cames e um sistema de lubrificação de cárter seco, inspirado no Type 59 de competição.

Este Bugatti Type 57S Atalante torna-se ainda mais especial por ter sido o primeiro a abandonar a fábrica de Molsheim em 1936, o primeiro de apenas 17 unidades. Foi encomendado por Marcel-Louis Bertrand a 29 de dezembro de 1935, com o objetivo de substituir um Type 57 com que tinha tido um acidente.

O Type 57S com o chassis 57384 que vê nas imagens (da autoria de Andrea Klainguti e uma cortesia da RM Sotheby’s) continua a habitar na zona de St. Moritz, na Suíça, enquanto não surge ninguém com um valor de oito algarismos que seja suficiente para que este troque de mãos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)