Mercedes-Benz: A força das mulheres na criação de uma marca icónica
Lamborghini: 2023 foi o ano do melhor desempenho financeiro de sempre

V12 da Lamborghini mantém-se como um dos grandes trunfos da marca

By on 21 Janeiro, 2023

O motor V12 é um marco histórico da marca de Sant’Agata Bolognese. Foi a escolha para o mítico Miura e tem acompanhado os modelos de topo da marca italiana, criando a nota perfeita para toda a experiência.

Se há coisa pela qual um Lamborghini se distingue da maioria dos superdesportivos do mercado é pela sua melodia. E o principal autor desta obra é o motor de 12 cilindros em V naturalmente aspirado que acompanhou os modelos de topo de Sant’Agata Bolognese até agora, o momento em que esta configuração vai também passar para uma versão híbrida e marcar o início de uma nova era na Lamborghini.

O motor V12 naturalmente aspirado tem estado no centro das mais prestigiadas linhas de produto da Lamborghini desde 1963; de facto, até à data, apenas dois designs foram produzidos para os supercarros desportivos. O primeiro, essencialmente um motor de corridas mais “civilizado” para uso rodoviário, foi concebido por Giotto Bizzarrini. Fez a sua estreia no primeiro Lamborghini, o 350 GT. O segundo motor, concebido de raiz, mas com os principais conceitos técnicos inalterados, foi introduzido no Aventador, que foi lançado em 2011. Este foi um passo tecnológico significativo para a empresa, estabelecendo novos padrões em temos de potência e fiabilidade.

O primeiro motor foi submetido a um número significativo de modificações e evoluções ao longo da sua vida útil, a fim de fornecer maior potência, e mais tarde reduzir consideravelmente o consumo de combustível e as emissões. Entre 1963 e 2010, o motor foi utilizado em diferentes posições. No início, foi montado na parte da frente no 350 GT, 400 GT e no Espada. Foi desenvolvido utilizando alumínio para as cabeças dos cilindros, o cárter e para os pistões, para reduzir o peso para 232 kg. O motor foi posteriormente utilizado num esquema de motor intermédio traseiro, rodado a 90 graus para uma orientação transversal no Miura. Subsequentemente, foi rodado mais 90 graus para uma posição longitudinal traseira-média, a partir do Countach, para ajudar a equilibrar a distribuição do peso.

À medida que o tamanho do motor aumentava, de 3,5 litros nos 350 GT para 6,5 litros no Murciélago, tornou-se cada vez mais necessário reduzir o peso do motor. Para o efeito, foram introduzidos novos materiais e novas tecnologias para baixar o motor no chassis. Hoje, o V12 é o coração palpitante do Aventador, Sián, e Countach LPI 800-4 da Lamborghini, bem como do Essenza SCV12, o carro track-day que produz 830 cavalos.

O início de um património espetacular

Desde o seu início, o motor V12 tem sido considerado o mais refinado e prestigiado dos motores, ainda mais desde que foram montados em Lamborghinis. Bizzarrini criou um V12 destinado a dar à empresa uma oportunidade de entrar no mundo das corridas. Em vez disso, Ferruccio Lamborghini escolheu transformá-lo num motor de produção para o seu novo modelo, e assim começou o caso de amor que continua até aos dias de hoje.

“A história da Lamborghini nasceu com o V12”, disse Maurizio Reggiani, antigo Chefe Técnico da Lamborghini. “É evidente que na década de 1960, o V12 representou o auge da tecnologia, luxo e desportivismo de todos os carros”.

Após o 350 GT e seus derivados, o V12 foi montado no Miura em 1966, no Countach em 1971, e no Diablo em 1990, antes de encontrar a sua casa final no Murciélago. A versatilidade do motor foi comprovada quando os engenheiros instalaram uma versão de 5,2 litros do motor no LM 002, o primeiro Super SUV da Lamborghini, em 1986. Foi também feita uma versão especial única do LM 002, com um V12 de 7,2 litros de 700 cavalos normalmente utilizado em barcos de corrida offshore.

Uma mudança radical de pensamento

Graças à solução da dupla árvore de cames superior para cada banco de cilindros, uma estreia para motores destinados a carros de produção, o ângulo “V” do motor podia ser aumentado, o que significava que o centro de gravidade podia ser baixado. Para o Miura, a disposição transversal do motor intermédio traseiro foi escolhida para conseguir uma melhor distribuição do peso e para encurtar a distância ente eixos do carro. A caixa de velocidades e a caixa diferencial foram integradas no motopropulsor, ajudando a tornar a montagem global deste lendário supercarro desportivo mais compacta.

A distribuição de peso é fundamental

Com vista a melhorar ainda mais a distribuição de peso para o Countach, a equipa de design utilizou o mesmo motor, mas deslocou-o para a posição intermédia e rodou-o mais 90 graus, basicamente 180 graus em comparação com o primeiro 350 GT. Montaram a caixa de velocidades à frente do motor, praticamente “no cockpit”. Na sua iteração final, a capacidade do motor do Countach tinha aumentado para 5,2 litros. Com o modelo do ano 1986, o V12 montado no Countach foi também homologado no mercado dos EUA. Este marco foi alcançado utilizando a injeção eletrónica de combustível que substituiu os carburadores em mercados onde os regulamentos antipoluição eram mais rigorosos.

Com o aumento da capacidade, o motor tornou-se mais longo, e isso significou ter de deslocar o centro de gravidade para a traseira do carro”, disse Reggiani. “Isto tornou a condução mais difícil, e tinha um efeito maior sobre a direção. A disposição foi alterada, utilizando o motor para deslocar o centro de gravidade. O motor Countach é o primeiro de uma geração de motores que ainda hoje se encontram aqui em termos de disposição e posição do motopropulsor no carro”.

Satisfazer as exigências de tração às quatro rodas

Em 1985 iniciaram-se os trabalhos de desenvolvimento do V12 como preparação para a sua utilização no novo supercarro desportivo, Diablo, que se estrearia em 1990 com a capacidade do motor aumentada para 5,7 litros e uma potência de 492 cavalos a 6800 rpm. Na sua versão VT apresentada em 1993, o Diablo foi o primeiro carro superdesportivo Lamborghini a estar também disponível numa versão de tração às quatro rodas. O Diablo SV-R, por outro lado, foi criado para competir no Super Sport Trophy, que estreou como prova de apoio nas 24 Horas de Les Mans de 1996. Trinta e dois Diablos SV-R participaram no que foi o maior programa de corridas de sempre da Lamborghini antes do campeonato do Super Trofeo inaugurado em 2009.

O Diablo GT de 1998, essencialmente o primeiro modelo Diablo a apresentar os elementos de estilo da segunda geração que iria estear em 1999, trouxe mais atualizações técnicas importantes para o motor. De particular destaque foi a adoção de uma carroçaria de acelerador individual para cada cilindro, uma escolha ditada pelo desejo de melhorar a resposta do acelerador do motor. Esta mudança foi significativa, bem como futurista, considerando que tecnologia semelhante está integrada no novo Huracán GT3 que entrará em competição em 2023.

Novos desafios com a chegada do Murciélago

Com a aquisição pela Audi de uma participação maioritária na Lamborghini, iniciou-se um período de mudanças radicais. Os novos proprietários estavam cientes da necessidade da Lamborghini de manter a sua identidade e exclusividade. “Conseguimos criar uma relação entre a Audi e a Lamborghini que estabelecia limites, mas também respeitava as suas necessidades”, disse Reggiani. “Desde o começo, a Audi compreendeu o que podia pedir à Lamborghini e o que não podia, criando um equilíbrio que permitisse a ambas as empresas melhorar, promovendo as suas diferenças. A especificidade da Lamborghini percebida tanto pelos acionistas como pelas outras marcas do grupo, tem sido uma das chaves do nosso sucesso. O que conseguimos demonstrar com o desenvolvimento da V12 deu-nos a confiança que nos permitiu afinar a V10 que estreou na Gallardo e desenvolver todos os nossos outros produtos de uma forma distintamente Lamborghini”.

Sob a nova propriedade, foi adotada uma abordagem diferente para a evolução do V12. A partir da obtenção de uma elevada potência, o foco começou a deslocar-se para a eficiência volumétrica, a fim de cumprir os regulamentos cada vez mais rigorosos. Um exemplo é o do Murciélago, que foi revelado em 2001 com um motor V12 de 6,2 litros que produzia 580 cavalos. Foi atualizado em 2007 com capacidade aumentada para 6,5 litros e foi capaz de gerar um impressionante motor de 670 cavalos. Além disso, o carro era 100 kg mais leve e o motor, melhorado em várias áreas, foi equipado com lubrificação de cárter a seco com recirculação de óleo, utilizando bombas de recuperação. Isto permitiu à Lamborghini reduzir a distância entre a cambota e a parte inferior do veículo, o que levou a um melhor manuseamento.

O desenvolvimento do motor V12 para o Murciélago permitiu à Lamborghini encontrar o seu próprio lugar no reino da Audi, mas foi a decisão de produzir um novo V12 de raiz, após 45 anos, que permitiu aos designers da Lamborghini estabelecer novos objetivos e tirar partido de novas oportunidades.

Novo design para o Aventador

Quando se cria um motor a partir do zero, o que se tem de considerar desde o início são as condições de limite que se tem de ser capaz de manter em todos os campos de utilização e de todos os pontos de vista”, disse Reggiani. “Para a Lamborghini, o Aventador foi como um ensaio geral para provar que podíamos alcançar potência, peso e performance, mas também a fiabilidade que nos foi exigida pelo Grupo. Os resultados falam por si. Vendemos aproximadamente o dobro do número de carros inicialmente estimado, e este é um bom indicador do sucesso que o Aventador teve. Apesar das modificações e melhorias feitas ao longo dos anos, do ponto de vista da engenharia, o motor é exatamente o mesmo”.

Quando começámos a trabalhar no Murciélago, tínhamos motores de 6,2 litros e uma média de 620-640 cavalos. Com o Aventador, começámos com 6,5 litros e 700 cavalos, sabendo que, ao longo da vida útil esperada do modelo, a potência teria de aumentar pelo menos dez por cento, pelo que se tratava de um grande desafio. Também tivemos de ter em conta as normas de emissões Euro 5 e o facto de que, para este primeiro projeto de um novo motor Lamborghini sob a égide da Audi, tivemos de cumprir todos os requisitos mandatados pelo Grupo”.

O motor Aventador foi revelado em 2011, produzindo 690 cavalos às 8.500 rpm com 6,5 litros de cilindrada. Depois foi modificado para o LP 700-4 em 2012, o LP 750-4 em 2015, e o Superveloce em 2016. Com a chegada do SVJ em 2019, a potência do motor foi aumentada para 759 cavalos, e em 2021 Ultimae, o último dos Aventores de estrada, para 780 cavalos. O mesmo motor também está instalado no Essenza, um carro de corrida que não está sujeito às restrições de homologação de utilização na estrada. Nesta configuração, o motor atinge os 830 cavalos, uma verdadeira maravilha da engenharia moderna. “A expressão máxima do nosso V12 foi alcançada com o Essenza V12, onde o mesmo motor é capaz de produzir 830 cavalos”, disse Reggiani. “O motor é o mesmo, mas a contrapressão de escape é menor porque não se tem os filtros e os elementos de isolamento acústico, e o filtro de admissão tem menos queda de pressão, pelo que se tem mais eficiência volumétrica. Do ponto de vista da construção, o sucesso deste V12 é a prova de que um bom motor desde o início é capaz de fornecer algo único em termos de emoção e potência, um potencial que é evidente em termos de termodinâmica e componentes mecânicos”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)