Pneus: A despesa extra que o seu carro elétrico lhe pode exigir
Vai de férias nesta Páscoa? Cuidados a ter com o seu carro e na estrada

Vai de férias? Não se esqueça de verificar os pneus antes de arrancar

By on 17 Agosto, 2021

Vale sempre a pena relembrar que os pneus são os únicos componentes que mantém o veículo em contacto com a estrada.

Agosto é o mês mais escolhido pelas famílias portuguesas para passar férias. Enquanto uns preferem a comodidade das viagens de avião, outros optam por seguir viagem no seu próprio carro. No segundo caso, antes de iniciar viagem, deverá ter em especial atenção vários pontos importantes, nomeadamente o estado dos seus pneus. Após um longo período de paragem devido às restrições criadas pela pandemia de covid-19, a borracha poderá estar longe da perfeição. A Bridgestone relembra o que deve ter em atenção.

Pneus

Relativamente aos pneus, há três pontos importantes a verificar: pressão, desgaste e danos. Pneus com pressão insuficiente colocam em risco a segurança ativa do veículo, reduzindo a capacidade de travagem e manobrar em segurança, levando à perda de controlo do veículo, ao aumento do consumo de combustível e ao desgaste mais rápido dos pneus. Recomenda-se que a pressão dos pneus seja verificada quando os pneus estão frios. Informações sobre os valores recomendados podem ser encontradas no manual do veículo, no interior das portas ou no interior da tampa do combustível.

Em segundo lugar, a profundidade do piso deve ser verificada (o mínimo legal é de 1,6 mm). A forma mais fácil de determinar é através da utilização de um calibre especial ou do indicador de desgaste do pneu incorporado nos pneus. Se os indicadores de desgaste (pequenas marcas perpendiculares ao sentido da marcha) estiverem ao nível do piso do pneu, é altura de os mudar. Mas deixamos um truque, basta inserir uma moeda de um euro na ranhura do pneu e se conseguir ver a base da faixa dourada, é tempo de mudar.

Por fim, mas não menos importante, é necessário perceber o estado dos pneus. É fundamental verificar os pneus quanto a rasgos, cortes e/ou outros danos. Além disso, cargas elevadas durante a viagem combinadas com temperaturas elevadas e baixa pressão do pneu podem provocar o rebentamento do pneu e, consequentemente, a uma possível perda de controlo da direção, o que, na melhor das hipóteses, resultará na necessidade de parar e mudar o pneu com a correspondente perda de tempo e risco de segurança, dependendo do local onde o rebentamento tenha ocorrido. 

E para além dos pneus?

Antes de seguir viagem é também aconselhável que verifique coisas como o nível do óleo, líquido de refrigeração, líquido do limpa para-brisas, perceber se todas as luzes estão a funcionar, bem como, se o veículo tem todos os equipamentos necessários como triângulo, macaco e coletes refletores.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)