Tendências do mercado automóvel da UE: aumento nas vendas de veículos elétricos e híbridos
Elétricos com grande aumento de procura no mercado dos usados

Veículos elétricos (talvez) serão mais baratos que os convencionais a partir de 2040

By on 28 Maio, 2019

Quem o diz é um estudo da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) que depois de ter projetado para 2030 uma nivelação dos preços entre veículos elétricos e convencionais, lançou nova edição revendo as previsões iniciais. Assim, só em 2040 é que metade dos veículos vendidos em todo o mundo serão elétricos e só nessa altura os preços serão inferiores aos dos automóveis convencionais.

Esta nova projeção da Bloomberg diz que em 2040, 57% do mercado mundial de automóveis novos serão elétricos. A BENF diz mesmo que o pico de vendas dos motores convencionais poderá ter sido, já, ultrapassado, iniciando-se a descida por contraponto á subida dos veículos elétricos.”

Ou seja, durante os próximos 20 anos as vendas de veículos elétricos vão subir das 2 milhões de unidades de 2018 para perto de 56 milhões de unidades em 2040, ao passo que as vendas dos veículos com motor de combustão interna descerão das atuais 85 milhões de unidades para 42 milhões em 2040.

O estudo da BENF diz que o rápido desenvolvimento das baterias e a redução do custo por kWh (baixou 85% desde 2010) será um dos aceleradores deste desenvolvimento em termos de preços finais. Dai que a BENF considere que em 2040, os custos de produção de um veículo elétrico já serão menores que os de um modelo convencional.

Obviamente que a BENF “esconde” que o valor do kWh em 2010 era caríssimo e que apesar dessa quebra de 85% no custo, continua elevadíssimo e nem levou em linha de conta os investimentos e o dinheiro que as marcas vão perder com os modelos elétricos, como sucede, por exemplo com a VW e o ID3, com o carro a ser vendido com incentivos que fazem a marca perder dinheiro em cada unidade vendida.  

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)