Portugueses aderem mais aos Híbridos Plug-in (PHEV): Crescimento de 37,5%
O Grupo VW prevê um abrandamento do crescimento das vendas

Vendas de automóveis registam uma descida de quase 20% no mês de abril

By on 3 Maio, 2022

Segundo os dados da ACAP, os resultados do passado mês de abril ficam abaixo dos registados no ano passado, mas no acumulado há uma pequena subida nos ligeiros de passageiros.

Depois de uma pequena análise aos valores de vendas do passado mês de abril, continuamos a verificar um sinal negativo em todas as categorias, quando comparados com os valores registados do mesmo mês no ano passado. A maior descida, no entanto, é referente aos ligeiros de mercadorias com uma descida de quase 40%. Nos valores acumulados desde o início do ano, a descida global é de apenas 0,7%, mas se nos restringirmos apenas aos ligeiros de passageiros, contamos com uma subida de 2,9% em relação aos primeiros quatro meses de 2021.

Em termos de marcas, o pódio do mês de abril continua a ser liderado pela Peugeot que, mesmo assim, está 29,5% abaixo dos valores do mesmo mês no ano passado. Por outro lado, e com uma distância abaixo das dez unidades, a Toyota fica na segunda posição com uma subida de 120,5% em relação aos valores de 2021. A fechar os três primeiros lugares ficamos com as 1.115 unidades da Citroën, que representam uma descida de 4,6%.

Nos valores acumulados desde o início do ano, por outro lado, a Peugeot continua destacadíssima no topo da tabela, com mais de duas mil unidades de diferença face à Toyota, na segunda posição. Ainda assim, a Peugeot também regista aqui uma descida, enquanto a Toyota continua a subir com grande fulgor, com valor acima dos 60% face ao ano anterior. Muito de perto estão marcas como a BMW, a Citroën e a Mercedes-Benz.

O que continua a crescer bastante são as matrículas de unidades movidas a energias alternativas, sendo que o maior valor dos primeiros quatro meses do ano é referente a modelos híbridos (7.780 unidades), seguido dos híbridos plug-in (5.140) e pelos elétricos (4.707). Com menos expressão, mas com uma subida acima dos 125% estão as matrículas de automóveis híbridos que combinam o GPL com a Gasolina, num total de 1.291 unidades registadas desde o início do ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)