Mercado nacional cresceu 13,1% no primeiro trimestre: mais de metade dos novos carros são eletrificados
Stellantis lidera o mercado automóvel português no primeiro trimestre de 2024

Vendas europeias: crescimento dos EV e híbridos, queda histórica nos diesel

By on 29 Abril, 2019

Já são mais de 100 mil unidades de modelos eletrificados vendidos no Velho Continente, sendo que isso corresponde ao nível mínimo de vendas de modelos diesel, que recuaram a valores de 2000.

O primeiro trimestre de vendas na Europa, segundo análise da Jato Dynamics, registou 4.13 milhões de unidades vendidas, ou seja, uma evolução negativa de 3,2% face a igual período de 2018. Dos 27 países considerados, 19 registaram quedas.

As vendas de modelos a gasóleo voltaram a dar valente trambolhão, com o mês de março a assistir á menor quota de mercado de há muitos anos, com 31%. Em março de 2018 a quota de mercado diesel era de 36.2% e em 2017 de 44,8%.

Já os modelos eletrificados (elétrico, híbridos e híbridos Plug In) cresceram muito e já representam 100 mil unidades mensais a serem ultrapassadas no mês de março, com 125 400 carros. O crescimento é de 31% graças á procura de países como Holanda, Espanha, Noruega e Alemanha.

Outra nota interessante do mercado europeia, foi a primeira contração no segmento dos SUV. Se é verdade que o setor dos compactos está tranquilo e a crescer, o dos SUV médios e grandes, está a desacelerar pela primeira vez.

O VW Golf continua a ser o carro mais vendido entre os europeus, apesar de ter perdido 14% de quota de mercado.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)