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Vendas na Europa arrancam 2020 com crescimento negativo em janeiro

By on 18 Fevereiro, 2020

Segundo dados libertados pela ACEA, associação europeia dos construtores automóveis, as vendas de veículos novos na Europa recuaram 7% em janeiro.

As vendas no Velho Continente (União Europeia, Reino Unido e EFTA) foram de 1.135 milhões de unidades, um recuo de 7% face a igual período do ano passado. Este declino de vendas foi o primeiro dos últimos cinco meses, sendo justificado pela antecipação de vendas para dezembro, onde o crescimento de 21 %. Tudo por causa da venda de modelos com elevados níveis de CO2.

A Ford vendeu menos 19% face a 2019, o Grupo Renault perdeu 16% de vendas e o PSA Group recuou 14%. Dentro do PSA Group, a Opel perdeu massivos 27% de vendas, a Peugeot 9,2% e a Citroen perdeu 8%. A DS foi a marca estrela, com um crescimento de 47%.

As vendas do grupo VW mantiveram-se sem grande evolução. Dentro do grupo alemão, a Porsche ganhou 62%, a Seat subiu 9,2% e a Audi 8,5%. A VW perdeu 6,4% e a Skoda recuou 2,3%. A Toyota esteve em contramão, com um crescimento de 10%, enquanto a Hyundai recuou 3,9%.

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) viu as vendas caírem 6,4%, com a Alfa Romeo a perder mais 31% face a 2019, a Jeep perdeu 13% e a Fiat recuou 2,1%. As vendas da Daimler caíram 10%, afetadas pela quebra de 88% da Smart, consequência da passagem a marca 100% elétrica. A Mercedes caiu 1,4% enquanto a BMW e a Mini viram as vendas subirem 3,8%.

Olhando para os principais mercados, França caiu 13% (em dezembro o crescimento de 28%), a Suécia recuou 18% (em dezembro duplicou as vendas), Espanha perdeu 7,6%, 7,3% menos na Alemanha, 7,3% no Reino Unido e 5,9% em Itália.

Estes resultados levaram a ACEA a prever que o ano de 2020 irá contrair 2% face a 2019, não estando fora de possibilidade haver uma revisão em baixa das vendas durante este ano, provando que o futuro da indústria não será propriamente fácil.

Fonte: ACEA e Bloomberg
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