Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore
Mercedes-Benz: A força das mulheres na criação de uma marca icónica

Versão ‘E Performance’ da AMG chega ao topo da gama com o novo Classe S

By on 6 Dezembro, 2022

Depois de termos conhecido o AMG GT e o novo Classe C AMG, a designação E Performance continua a representar a introdução da eletrificação nos modelos que saem de Affalterbach. E agora, é a vez do Classe S receber esta atualização.

Transformar um topo de gama mais luxuoso num automóvel desportivo é um conceito bastante conhecido na AMG. Afinal, a sua primeira aventura no mundo da competição passou justamente por esse desafio, com o Mercedes-Benz 300 SEL 6.8 AMG. E agora, mais de meio século depois dessa aventura, é o momento do atual topo de gama da marca receber o sistema eletrificado mais avançado dos desenvolvidos pela AMG, que também já inclui a designação E Performance.

O sistema escolhido para aquele que é atualmente o AMG mais luxuoso inclui o obrigatório motor V8 biturbo de quatro litros, acoplado a uma caixa de velocidades de nove relações e a um sistema de tração integral 4Matic+ da AMG Performance. Além disso, e por se tratar de um sistema híbrido, está também presente um motor elétrico de 190 cavalos no eixo posterior, que inclui uma caixa de velocidades com duas relações. E para completar este sistema, a AMG também desenvolveu uma nova bateria com uma maior densidade energética, que passa dos 6,1 para os 13,1 kWh.

Em termos de números, o novo Mercedes-AMG S 63 E Performance é bem capaz de ter batido alguns recordes. A sua potência máxima, por exemplo, chega agora aos 802 cavalos enquanto o binário máximo é de 1430 Nm. Com estes valores, as 2,6 toneladas do S 63 conseguem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos e a velocidade máxima está limitada a 250 km/h, ou a 290 km/h com a adição do Driver’s Package. E tudo isto, com uma média de consumo declarada de apenas 4,4 litros de combustível para cada 100 quilómetros. Até porque, com a nova bateria, este modelo também já consegue percorrer cerca de 33 quilómetros em modo puramente elétrico. A única desvantagem está mesmo no facto de a bateria do sistema híbrido estar instalada por cima do eixo traseiro, fazendo com que a capacidade da bagageira tenha ficado nuns escassos 305 litros.

No exterior, a nova versão AMG do Classe S identifica-se pela sigla ‘E Performance’ nas laterais e pelo S63 com o rebordo em vermelho na tampa da bagageira. Além disso, esta é também a primeira vez que o Classe S recebe a característica grelha frontal, específica da AMG, com as barras verticais e o logo da marca com o símbolo de Affalterbach em vez da estrela de três pontas. De resto, há jantes de 21 polegadas e diversos elementos em fibra de carbono, destinado a melhorar a aerodinâmica, mas também a contribuir para o visual mais poderoso e desportivo.

A bordo, encontramos todo o luxo que é obrigatório num Classe S, mas com toda a imagem que também esperamos de um AMG. Ou seja, há assentos desportivos, mas com um nível de conforto muito elevado e assentos traseiros dignos de um voo em primeira classe. Na frente, o volante da AMG Performance faz parte do equipamento de série e o MBUX conta com uma decoração específica e diversos ecrãs destinados a controlar o funcionamento do sistema híbrido, mas também outros mais focados na vertente mais desportiva deste Mercedes-AMG S 63 E Performance.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)