O novo Mercedes Classe G 100% elétrico
Mercedes Classe E 300 e Limousine – Ensaio Teste

Versões atualizadas do Mercedes-Benz GLE SUV e Coupé já disponíveis

By on 8 Março, 2023

Os dois formatos de carroçaria do Mercedes-Benz GLE receberam uma atualização e já se encontram disponíveis para encomenda no mercado nacional.

Sem uma transformação radical, a Mercedes incluiu algumas novidades no seu GLE, SUV e Coupé, capazes de fazer alguma diferença, tais como um novo pára-choques dianteiro e uma nova “arrumação” da grelha frontal, que deixam a imagem um pouco mais desportiva. Além disso, a assinatura visual dos grupos óticos dianteiros e traseiros foi também modernizada, havendo diferenças entre o GLE e o GLE Coupé, sendo que este último passa também a oferecer, de série, a linha de equipamento exterior da AMG.

Habitáculo mais luxuoso

Uma vez a bordo, o novo GLE passou a contar com elementos herdados de modelos de gamas superiores, tais como o Mercedes-Maybach GLS ou mesmo o Mercedes-Benz Classe S. Entre os mais visíveis estão as novas saídas de ventilação centrais e laterais com peças construídas em metal galvanizado. As cores disponíveis foram enriquecidas com novas opções e está também presente um novo volante com comandos táteis, como os que já fazem parte de outras gamas da marca e que permitem controlar as funções disponíveis na instrumentação, mas também as disponíveis no monitor central e tudo sem ter de tirar as mãos do volante.

Na parte do equipamento, o novo GLE inclui, obviamente, a mais recente geração do MBUX, que está mais intuitivo e com uma maior capacidade de aprendizagem. Já permite a ligação a smartphones através de Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de cabos e já existe a possibilidade de adicionar o sistema de som Surround Premium da Burmester com Dolby Atmos, que inclui 13 altifalantes, um amplificador com 13 canais separados e uma potência total de 590 W. A cereja no topo do bolo é a presença do mais recente software de atualizações remotas, que deixará o GLE sempre atualizado e quase sem que o condutor dê por isso.

Gama de motores eletrificada

Na gama de motores do novo Mercedes-Benz GLE, um dos dois principais destaques está relacionado com a chegada da eletrificação às motorizações diesel, que passam a incluir um sistema elétrico de bordo de 48 V e motor de arranque/alternador integrados (ISG), ficando ainda mais eficientes.

A segunda novidade é direcionada à atualização das versões híbridas plug-in, que viram as suas autonomias a superar os 100 quilómetros de distância em modo 100% elétrico, além de contarem agora com uma potência máxima combinada do sistema que pode alcançar os 380 cavalos e os 750Nm de binário. O carregador integrado de 11 kW permite que o sistema seja carregado numa tomada doméstica convencional ou numa wallbox trifásica, mas também está disponível (em opção) um carregador rápido DC de 60 kW.

Em termos de preços, os valores começam nos 98.350 euros da versão GLE 300d SUV e nos 137.450 euros do formato coupé, que apenas está disponível com o motor 450d no caso dos Diesel. As versões híbridas plug-in começam nos 105.550 euros da opção GLE 400e SUV, mas também continua disponível o sistema híbrido que usa um motor diesel em vez de um a gasolina, com um preço base muito semelhante de 105.600 euros. Neste caso, se preferir o formato Coupé do GLE, em vez do mais tradicional, basta adicionar 3.500 euros. Para esclarecer todos os detalhes, o configurador do GLE já se encontra disponível no site da marca.

As três letras mais desejadas

As versões assinadas pela AMG também já se encontram disponíveis para encomenda nos dois formatos de carroçaria e com duas motorizações disponíveis. No caso do GLE 53 é um bloco de três litros com seis cilindros em linha e 435 cavalos de potência (mais 22 de ajuda eletrificada), enquanto no GLE 63 S, já temos direito a um V8 de quatro litros com 612 cavalos e os mesmos 22 cavalos de energia extra eletrificada que o ’53’ também tem.

No caso das versões AMG, os preços começam nos 147 mil euros do GLE 53 SUV e nos 223.100 euros do GLE 63 S SUV. Para a versão Coupé, os valores iniciais são de 153.650 ou 241.450 euros consoante a motorização.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)