DS Automobiles: Geofencing para ajudar na gestão das baterias
DS Automobiles simplifica gama com dois níveis de equipamento: Pallas e Étoile

Versões de topo do DS 9 incluem sistemas híbridos com 360 cavalos de potência

By on 28 Fevereiro, 2022

O novo topo de gama da DS Automobiles chegou recentemente ao mercado, mas com versões que pareciam não satisfazer os consumidores mais exigentes. Mas agora, com as duas novas opções E-Tense, os sistemas híbridos deste modelo podem chegar aos 360 cavalos.

Aproveitando a grande dose de experiência que tem ganho com a sua presença no mundo da Fórmula E, a DS Automobiles tem evoluído bastante o conhecimento que tem no domínio dos automóveis eletrificados. E agora, ao fim de algum tempo, a marca francesa sente que é finalmente o momento certo para passar algum desse conhecimento para os seus modelos de estrada.

O primeiro levantar do véu já nos mostrou um DS E-Tense Performance com uma potência que pode superar os 800 cavalos, mas para já, é o momento de otimizar os sistemas híbridos mais completos do seu topo de gama, o DS 9.

Para começar, temos uma nova versão híbrida plug-in equipada com um motor a gasolina da família PureTech, com 200 cavalos de potência, mas que colabora com uma motorização elétrica de 110 cavalos para conseguir uma potência combinada de 250 cavalos. Por esta razão, acaba por substituir a versão de 225 cavalos já existente. Apenas com tração dianteira e um único motor elétrico, a capacidade do sistema híbrido permite-lhe percorrer cerca de 67 quilómetros em modo puramente elétrico.

Para o lugar de topo na gama DS 9 passamos a contar com uma nova versão, também híbrida plug-in, que combina a mesma motorização Puretech a gasolina com 200 cavalos de potência, com dois motores elétricos, um instalado em cada eixo do DS 9. O motor dianteiro contribui com 110 cavalos de potência, enquanto o traseiro soma 113 cavalos. Quando funcionam os três em conjunto, conseguem uma potência combinada do sistema em torno dos 360 cavalos, mas também melhoram o comportamento dinâmico deste modelo, uma vez que passa a ser possível passar potência para os dois eixos.

Em termos de prestações, a marca anuncia uma velocidade máxima de 250 km/h para esta versão, ainda que limitada pela eletrónica, mas também uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos. Além disso, e com o objetivo de melhorar o desempenho desta versão, o sistema de travagem foi melhorado, e tanto os amortecedores como as molas e a barra estabilizadora são específicos desta versão, tal como a cartografia do motor e a maior largura de vias, sempre com o objetivo de melhorar a experiência de condução da melhor forma possível. Mas sempre sem esquecer o conforto e a imagem que caracteriza os automóveis da DS Automobiles.

A chegada destas duas novas versões ao mercado nacional está prevista para o próximo mês de abril, com os preços a começar nos 62.100 euros da versão de duas rodas motrizes e 250 cavalos, e nos 74.900 euros para a versão mais potente, com dois motores elétricos e quatro rodas motrizes. Em ambos os casos, há dois níveis de equipamento disponíveis: o Performance Line + e o Rivoli +, sendo que a diferença entre os dois não chega aos dois mil euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)