BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Versões M do BMW X5 e X6 já contam com uma ajuda eletrificada

By on 23 Fevereiro, 2023

Depois de nos ter mostrados os novos X5 e X6, a BMW apresenta agora as versões M destes dois modelos, equipadas com um novo motor V8 e com um habitáculo mais tecnológico.

A nova geração dos BMW X5 e X6, nas versões Competition desenvolvidas pela M, também recebeu todas as melhorias já integradas nas versões de maior produção destes dois modelos. Nestas, estão incluídas as atualizações de desenho e tecnologia nos sistemas de iluminação, já com o novo sistema Matrix LED, e algumas das soluções estéticas desta nova geração, ainda que sejam bem visíveis os traços mais musculados e os alargamentos que já exclusivos destas versões mais potentes.

A bordo, passa também a estar presente o novo painel curvo, que inclui os monitores de 12,3 polegadas para a instrumentação e de 14,9 polegadas para tudo o resto, alimentados pelo sistema operativo mais recente da BMW, mas tudo com o grafismo que é específico das versões M. Além de tudo isto, o BMW Live Cockpit Professional, que inclui o head-up display e o sistema de navegação com realidade aumentada, estão agora presentes no equipamento de série. As versões M incluem também um novo sistema de luz ambiente com as três cores obrigatórias, os assentos desportivos com o logo iluminado e os comandos da caixa atrás do volante em fibra de carbono.

Com o novo BMW X5M e X6M, está presente uma nova motorização V8 de 625 cavalos, que já inclui um segundo motor elétrico integrado na caixa de velocidades para dar uma ajuda nas prestações destes dois “primos”. Nas ligações ao solo, tanto o X5M como o X6M incluem jantes de 21 polegadas no eixo dianteiro e de 22 no eixo posterior. O sistema M xDrive assegura que a tração passa para as quatro rodas de uma forma eficaz através da caixa de velocidades M Steptronic de oito relações, mas também do diferencial ativo da M, que intervém dez vezes mais rápido e consegue ajustar perfeitamente a tração entre a roda traseira esquerda e a direita do eixo traseiro. Os modos de condução disponíveis (Road, Sport e Track), fazem com que essa mesma tração se adapte ao nosso estilo de condução. Na posição 4WD Sport, a distribuição de potência dá mais destaque ao eixo traseiro para uma condução mais desportiva.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)