Fim de linha para o Mini Clubman
Mini Aceman finaliza programa de testes

Vhils presta homenagem a Sir “Alec” Issigonis, o designer do Mini original

By on 29 Novembro, 2022

Assim que ouvimos falar em testes NCAP, lembramo-nos de imediato dos testes de segurança. Mas além desses, ainda há os do Green NCAP, que medem a eficiência energética de cada modelo.

O artista português conhecido por Vhils já conta com diversas obras um pouco por todo o mundo, mas o seu trabalho mais recente foi criado com o objetivo de prestar homenagem a todos os criadores e inventores, com um especial destaque para Sir Alexander “Alec” Issigonis, designer e engenheiro britânico que criou o icónico MINI no final dos anos 50.

A obra, com uma dimensão de 30x70m, recorre a uma técnica inovadora chamada “Grid Job”, que Vhils tem vindo a explorar e em que faz uso de pequenas pedras de brita distribuídas de forma a arquitetar uma composição específica. Ao todo foram usadas 20 toneladas de pedra para dar forma a esta gigante produção artística, que foi desenvolvida no topo de um silo-automóvel abandonado, em Lisboa.

Concebida para incorporar uma escala monumental e criar um diálogo explícito com o tecido urbano, esta intervenção de Vhils possui também a particularidade de ser apenas decifrável quando vista à distância, estabelecendo um paralelismo com a ideia de que as grandes conquistas não pertencem apenas a quem lhes dá a cara, mas também a todas as pessoas que contribuem para a sua concretização.

“Da conceção aos materiais usados, até à execução, a obra de Vhils encapsula a irreverência, inovação e atenção ao detalhe que são traços fundadores da MINI.”, realça Gonçalo Empis, Head of MINI Portugal. “Estamos muito orgulhosos do resultado final. Sir Alec Issoginis simboliza o impacto duradouro que a criatividade pode ter e a forma como Vhils o homenageou reflete a visão da MINI de como a arte urbana, a sustentabilidade e a diversidade contribuem para cidades mais vibrantes”.

“Esta intervenção artística, um impactante retrato feito a partir de pequenas pedras de brita, homenageia uma figura central da história do MINI. Um tributo, que é também uma original interação com o espaço urbano, e que vai ao encontro de valores inerentes à MINI como a inovação, a criatividade e o design”, refere Romain Trevisan, CEO do coletivo Cultural Affairs que reúne as insígnias Vhils, Underdogs, Iminente e Ephemeral Ethernal.

A inauguração da nova criação de Vhils marca a mais recente iniciativa da parceria que junta a MINI com o Festival Iminente, a galeria Underdogs e o Vhils Studio. Iniciada em 2021, este ano esta parceria já deu lugar ao lançamento de uma edição exclusiva de tejadilhos artísticos MINI, assinados por artistas emergentes nacionais, bem como ao lançamento Temple of Light, de AkaCorleone, e PORT4L, de Tiago Marinho, ambos portugueses.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)