Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Viagens ao espaço serviram de inspiração para sistema de segurança da Volvo

By on 1 Junho, 2022

Hoje, no Dia Mundial da Criança, a Volvo relembra que alguns dos seus sistemas de proteção infantil foram desenvolvidos com as viagens ao espaço como inspiração.

No Dia Mundial da Criança que se celebra hoje, a Volvo partilha uma história muito original relacionada com o transporte dos nossos seres humanos mais pequenos. Devido ao facto de ainda se encontrarem em desenvolvimento, as crianças requerem cuidados especiais quando se encontram a ser transportadas de automóvel e é claro que este é um dos temas mais importantes para a marca.

A história revelada hoje pela marca começa em 1962, o ano em que o mundo teve a oportunidade de assistir, pela televisão, à primeira viagem em órbita de um astronauta americano, a bordo da nave espacial Mercury. Em determinado momento, a frase do locutor da NBC “Uma vez em voo, a Mercury será inclinada, de modo que o astronauta viaje de costas” despertou a atenção de Bertil Aldman, um professor universitário sueco.

Para Aldman, era óbvio que a anatomia de uma criança era muito diferente da de um adulto e num eventual acidente de automóvel, a melhor forma de a proteger, era mesmo fazer com que o seu corpo e pescoço estivessem totalmente apoiados para minorar os efeitos do embate, ou seja, fazendo com que criança viajasse virada para o sentido oposto do movimento do carro, ou de costas.

Dois anos mais tarde, em 1962, Bertil Aldman apresentava o primeiro protótipo de cadeira infantil, estando a Volvo bastante envolvida no seu desenvolvimento, através de testes realizados com o modelo PV544. E atualmente, a marca continua a comercializar uma gama de cadeiras infantis, com diversos modelos disponíveis consoante o tamanho da criança.

O nosso objetivo é garantir que as crianças consigam viajar da melhor maneira possível, em função da sua idade e do seu tamanho. Isto significa virado para a retaguarda até aos 3 ou 4 anos de idade e depois com cadeiras para crianças ou almofadas auto até 140 cm de altura. Os benefícios de segurança são inquestionáveis, mas muitos pais, inadvertidamente, permitem que seus filhos fiquem sentados voltados para a frente muito cedo”.

Lotta Jakobsson – Senior Technical Leader, Injury Prevention – Volvo Cars Safety Centre.

Primeiro protótipo de um assento para crianças (1964)
Primeiro protótipo de um assento para crianças testado num Volvo PV 444 (1964)
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)