Porsche quer manter V8 até depois de 2023
Porsche termina produção do Boxster e Cayman

Vídeo da marca mostra como nasce um Porsche 911 em Zuffenhausen

By on 26 Março, 2022

A Porsche acaba de divulgar um vídeo fantástico em time-lapse, onde é possível descobrir todos os processos de fabrico de um novo 911, desde a primeira peça até à saída da linha de montagem.

Se uma imagem vale mais que mil palavras então o que dizer de um vídeo? A Porsche lançou hoje um que nos transporta até à sua fábrica de Zuffenhausen, com o objetivo de assistir a todas as fases de fabrico de um dos seus novos 911.

Do primeiro componente até à saída da linha de montagem, cada Porsche 911 passa por cerca de 1500 pessoas, num processo de montagem com 117 passos que demora cerca de dois dias a ficar completo. Mas antes disso, é o próprio cliente a definir como deseja que o seu carro de sonho seja construído. Há centenas de hipóteses de configuração, não só em termos de versões ou de equipamento, mas também em termos de cores para a carroçaria, pelo que é muito raro ver dois modelos parecidos na sequência da linha de montagem.

Na fábrica, há 17 cores pré-definidas para o 911 disponíveis de uma forma permanente. Mas depois através do programa Paint to Sample, o catálogo aumenta até às 100 tonalidades previamente aprovadas pela marca. Apesar disto, se um cliente desejar que o seu Porsche tenha uma cor de carroçaria ainda mais específica, também será possível, mas este é um processo que envolve custos mais elevados e a construção da cor em questão, que poderá demorar alguns meses, antes de ser adicionada ao tal catálogo mais completo do Paint to Sample.

No caso da unidade que temos em destaque neste vídeo, o 911 GT3 de 2022 foi encomendado por Leh Keen, um piloto profissional que tem no 911 a sua paixão e profissão, ao desenvolver diversos projetos diferentes com base neste modelo, seja em versões para pista ou em modo Safari.

Para o seu novo GT3, Keen optou por um dos tons mais clássicos da marca, Gold Bronze Mettallic, de forma a contrastar a cor da carroçaria com o lado moderno das formas. “É uma das minhas coisas preferidas, sou obcecado com cores diferentes. E todas as cores que a Porsche tem elaborado ao longo dos anos. Para este 911, fomos mesmo ao passado, na história da marca, pois eu queria ter um modelo moderno, mas revestido com uma cor antiga mais clássica. Comentei com algumas pessoas que iria arriscar no dourado, e como muitos me responderam que era arriscado, isso acabou por reforçar a minha escolha e eu queria ver como iria ficar. Muitos não conseguiram imaginar como ia ficar, mas, no concessionário, quando tiraram a capa, fiquei sem palavras de tão incrível que era”.

Tal como Keen, Boris Apenbrink tem visto uma boa quantidade de tons de carroçaria a passar pelo catálogo de cores da Porsche. O responsável pelos automóveis da Porsche Exclusive Manufaktur confessa que até ele se deixou cativar pelo GT3 de Keen. “Adoro a escolha de Gold Bronze Metallic para este carro”, comentou. “Até hoje, posso dizer-vos que esta cor só tinha sido encomendada 24 vezes, por isso é realmente rara. Realmente especial. Esta é a primeira vez que é aplicada num 992, o que também é fantástico”. O Gold Bronze Metallic também está disponível nas gamas Macan e Panamera através do Paint to Sample e Apenbrink também adorava ver um desses modelos a receber este tom.

Além de tudo isto, o “simples” processo de ver nascer um novo 911 GT3 desde o primeiro momento já é algo que nos faz querer ver este vídeo por algumas vezes, descobrindo os inúmeros pormenores e processos por que vai passando. Um verdadeiro “momento” na produção de um dos automóveis mais conhecidos do mundo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)