Mazda vai aumentar gama SUV com dois novos modelos
VinFast já pensa em segunda expansão europeia, mas Portugal continua de fora

Vinfast: primeira marca global do Vietname

By on 10 Setembro, 2018

Será destaque do Salão de Paris, apresentando dois modelos com base em produtos BMW.

Os dois modelos a apresentar ainda não têm nome, mas o Sedan (como surge retratado nas fotos) tem como base a anterior geração do BMW Série 5 e o SUV tem como ponto de partida o BMW X5. Ambos serão animados pelo bloco 2.0 litros turbo a gasolina feito com base no motor BMW N20, o Sedan terá tração traseira, o SUV ás quatro rodas.

Ambos os modelos foram desenhados com o auxílio da Pininfarina. Destaca-se o facto dos dois modelos ainda não existirem em janeiro deste ano, altura em que depois de 20 projetos terem sido submetidos a aprovação em outubro de 2017, a Vinfasty ter escolhidos as definições finais. Em janeiro deste ano surgiram os primeiros “mock up”, desconhecendo.se se os modelos aparecerão em Paris como maquetas ou já como produto pré-serie. Embora, com produção prevista para março de 2019, certamente serem ainda maquetas.

A marca vietenamita deseja em 2019 lamçar um modelo totalmente elétrico, embora o primeiro modelo da marca seja uma… scooter elétrica que vai começar a produzir dentro de semanas.

Porque estes modelos só estarão disponíveis no próximo ano, a Vinfast acordou com a Vauxhall a lidença de produção do Viva (Corsa) no Vietname para o mercado interno, com versões de 1.0 litros (apara táxis) e 1.4 litros com caixa CVT.

Além destes projetos já palpáveis, a Vinfast deseja produzir um autocarro elétrico. Tudo com o objetivo de produzir mais de meio milhão de veículos e um milhão de scooter elétricas. E para provar que está no mercado de forma séria e empenhada, a Vinfast contratou quadros em quase todo o lado: David Lyon, ex-chefe do estilo da GM USA, Kevin Fisher (responsável de engenharia), Roy Flecknell (diretor de planeamento e gestão de produto) e Shaun Calvet (vice.presidente para a engenharia), homens vindos das mais diversas marcas e países. Quanto a colaborações externas, a Vinfast está ligada à Pininfarina, Bosch, Magna e Siemens.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)