Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Vamos ter, ou não, um Tesla a 25 mil euros?

Violação de dados “massiva” na Tesla

By on 28 Maio, 2023

Foram divulgados 100 gb de dados de trabalhadores, clientes, de parceiros comerciais da Tesla e até várias queixas de clientes por causa do sistema de assistência à condução da marca, possivelmente por um antigo funcionário.

Pode ser um caso de enorme impacto para a Tesla, depois da notícia avançada pelo jornal alemão Handelsblatt, que adianta ainda que mais de 100 mil nomes de antigos e atuais funcionários da marca foram revelados, assim como o número de segurança social de Elon Musk. Entre os dados surgem ainda salários dos trabalhadores, informações bancárias de clientes e detalhes sobre a produção da Tesla.

As autoridades de Brandenburg, onde se localiza a gigafactory da Tesla na Europa, classificam esta violação de dados como “massiva” e algo nunca visto antes. Segundo a mesma publicação, foram ainda divulgadas cerca de 4000 queixas de clientes relacionados com a aceleração ou travagem súbita do sistema de assistência à condução da Tesla.

Um advogado da marca explicou ao jornal alemão que a fuga deverá ter sido originada num acesso indevido de um antigo técnico da marca e que a Tesla irá agir legalmente contra essa pessoa. No entanto, as autoridades dos Países Baixos, onde está localizada a sede da marca na Europa, dizem que oficialmente não lhes foi comunicada qualquer violação de dados, tendo conhecimento através de outros canais.

O jornal The Guardian avança também que, se a divulgação dos dados for provada como violação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) europeu, a Tesla pode incorrer numa multa no valor de 4% das suas vendas anuais, ou seja, mais de três mil milhões de Euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)