Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Volkswagen atualiza a terceira geração do Touareg

By on 24 Maio, 2023

A Volkswagen apresentou uma série de melhorias à terceira geração do SUV premium Touareg. Em 2002, o Touareg foi o primeiro SUV da Volkswagen e desde o seu lançamento, foram vendidas mais de 1,13 milhões de unidades.

O novo modelo é lançado na Europa numa versão ‘Basic’ com o atual design frontal e nas duas linhas exclusivas ‘Elegance’ e ‘R-Line’. Acima estará o modelo topo de gama, cuja pré-venda tem início perto do final de junho, o desportivo e elegante Touareg R eHybrid desenvolvido pela Volkswagen R.

O novo SUV premium pode ser imediatamente reconhecido pelo novo design dianteiro e traseiro. Na dianteira, o conjunto formado pela grelha do radiador, pelos faróis e pelo avental dianteiro foi renovado. O design da traseira também é mais nítido e apresenta agora uma faixa horizontal contínua de LED para os grupos de luzes traseiras e incorpora um logótipo Volkswagen iluminado a vermelho. O modelo conta agora com o novo sistema de iluminação LED IQ.LIGHT HD opcional. Uma das suas vantagens é o feixe principal sem encandeamento.

A Volkswagen também melhorou a suspensão do Touareg. Passa a estar equipado de série com um novo sensor de carga no tejadilho que está estreitamente integrado com a eletrónica da suspensão. Se for detetada uma carga no tejadilho, o sistema de controlo, como controlo eletrónico de estabilidade, pode intervir mais cedo para aumentar a estabilidade da condução. Em contrapartida, se não houver carga no tejadilho, o sistema permite um desempenho ainda mais desportivo. Consoante a versão, o Touareg está disponível com tecnologias de suspensão, tais como a compensação ativa do rolamento (adaptive running gear) e a direção às quatro rodas.

No interior, o equipamento de série do novo Touareg inclui o Innovision Cockpit. Este consiste no Digital Cockpit e no sistema de info-entretenimento topo de gama Discover Pro Max. Várias funções do Innovision Cockpit, como a navegação ao nível da faixa de rodagem e os dados de mapas HD de alta resolução, foram otimizadas no novo modelo.

O novo Touareg será lançado com cinco motorizações. Para além de um motor V6 de 340 cv de potência, há a opção de dois motores TDI e dois híbridos plug-in. Todos os motores altamente eficientes estão associados, de série, a uma caixa automática de 8 velocidades e à tração integral permanente 4MOTION.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)