Seguros: Carros elétricos não têm ‘penalizações’ diferentes dos ‘outros’, mas…
Toyota apresenta renovado e mais potente GR Yaris com lançamento previsto para o verão 

Volkswagen celebra 25 anos do Polo GTI com edição especial

By on 17 Maio, 2023

Os 25 anos do Volkswagen Polo GTI vão ser assinalados com o lançamento de uma edição especial, o Polo GTI Edition 25.

Foi em 1998 que o Volkswagen acrescentou pela primeira vez a icónica designação GTI no Polo. E agora, um quarto de século após o lançamento do Polo III GTI, a Volkswagen apresenta uma edição limitada do atual Polo GTI de 207 cv de potência. O motor é impressionante, mas não é a única coisa que se destaca nesta edição. Apresenta uma suspensão desportiva, o bloqueio electrónico do diferencial XDS, uma vasta gama de equipamento de série e alguns destaques especiais de design.

O motor TSI de dois litros com 152 kW (207 cv) e um binário de 320 Nm faz o Polo GTI Edition 25 de tração dianteira chegar do 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos. Além disso, o modelo vem equipado de série com uma suspensão desportiva e a carroçaria rebaixada em 15 milímetros comparativamente ao modelo de origem e, em o bloqueio eletrónico do diferencial XDS assegura a síntese uma tração melhorada e um comportamento preciso, típico dos modelos GTI.

Esteticamente, a Volkswagen assegura que esta edição traz de volta o aspecto clássico de um GTI. Pinças de travão e frisos de acabamento a cor vermelha, um desenho em favo de mel na grelha do radiador e tubos de escape cromados. Exclusivamente, o Polo GTI Edition 25 inclui jantes de liga leve de 18 polegadas, um tejadilho preto e espelhos retrovisores pretos, que contribuem para o seu aspecto desportivo. O interior está equipado de série com bancos desportivos premium em pele preto-vermelha com logótipos GTI cosidos e acabamentos decorativos em preto brilhante com letras GTI vermelhas. Alémd disso, o número da unidade desta edição estará gravado no revestimento do painel da soleira. Para além das cores GTI Pure White, Kings Red Metallic, Reef Blue Metallic, Smoke Grey Metallic e Deep Black Pearl Effect, o Polo GTI Edition 25 está também disponível em Ascot Grey.

O volante desportivo multifunções com patilhas incluídas tem presente logótipo “25”, bem como uma série de sistemas de assistência que pertencem a classes de veículos superiores. O Travel Assist, opcional, faz parte do pacote de assistência IQ.DRIVE e permite uma condução parcialmente automatizada. O sistema Travel Assist pode assumir a direção, a travagem e a aceleração do novo Polo GTI a velocidades desde os 0 km/h até ao limite do sistema de 210 km/h. Para tal, o Travel Assist baseia-se em sistemas familiares, incluindo o Cruise Control Adaptativo para orientação longitudinal e o Lane Assist (instalado de série) para orientação lateral.

O sistema de Infotainment Ready2Discover vem de série e dispõe de um ecrã de alta resolução de 8 polegadas, estando dois outros sistemas disponíveis como opção.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)