Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT
Novo VW Transporter Cargo: Mais espaço para carga

Volkswagen e Ford vão anunciar constituição de uma aliança global

By on 14 Janeiro, 2019

Será dentro de horas que a Volkswagen e a Ford vão anunciar, no Salão de Detroit, uma aliança global alargada que inclui cooperação em modelos comerciais, autónomos e elétricos.

Os dois construtores já tinham anunciado uma parceria no setor dos comerciais e nessa ocasião, Herbert Diess, CEO do grupo VW, lembrou que durante as negociações foram encontradas outras áreas de possível cooperação. Ora, a Reuters vem agora dizer que segundo fontes dos dois grupos, está fechdo um acordo global que fará a Volkswagen e a Ford trabalhar em conjunto em áreas como o desenvolvimento de veículos elétricos e com condução autónoma.

Não haverá nenhuma fusão ou troca de participações, apenas uma aliança global que permitirá poupar milhares de milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento ao partilhar os custos e futuros desenvolvimentos como plataformas e outros sistemas. Particularmente a condução autónoma que é um verdadeiro sorvedor de dinheiro.

Segundo as mesmas fontes que adiantaram à Reuters estar o acordo fechado, a Ford utilizará a plataforma MEB da Volkswagen, com os alemães a receberem a plataforma da Transit e a base das pick-up da Ford como a Ranger, abrindo-se a porta para a produção de veículos VW em fábricas da marca da oval azul.

Esta aliança global entre a Volkswagen e a Ford não é uma novidade, já que os grandes construtores começam a juntar-se para fazer face aos monstruosos investimentos que estão a fazer na mobilidade elétrica e na condução autónoma. A Honda, por exemplo, investiu já este ano 2,75 mil milhões de dólares na divisão de condução autónoma da General Motors, tendo como objetivo enfrentar os gigantes tecnológicos Apple e Google.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)