Mazda CX-60: Conheça os preços “Chave na mão”
Novo Dacia Duster: Preços e primeiras entregas

Volkswagen está a aumentar os preços de diversos modelos na Alemanha

By on 17 Fevereiro, 2023

Numa informação avançada pelo Automotive News e pela Reuters, a Volkswagen está a proceder a diversos ajustes de preços nos seus concessionários da Alemanha, num valor que, em média, está situado nos 4,4%.

Enquanto alguns construtores diminuem os preços dos seus modelos de forma a estimular a procura e a incentivar a transição para automóveis eletrificados, há outros, como a Volkswagen, que está a aumentar os preços de diversas gamas, mas apenas as que incluem motores a combustão, muito provavelmente com a mesma finalidade, mas com o custo a ser transferido para os clientes.

O motivo apontado pela marca, segundo a publicação alemã Automobilwoche, está relacionado com os “aumentos significativos dos custos na aquisição de matérias-primas, energia e equipamento”, tal como refere numa carta enviada aos concessionários, adiantando ainda que “nem mesmo a Volkswagen consegue escapar a uma inflação elevada. Embora estejamos a trabalhar o melhor que podemos com contratos a longo prazo, transações de cobertura e aumentos de eficiência, o efeito nos custos não pode ser totalmente compensado”, refere a marca alemã.

O aumento de preços dos modelos equipados com motores de combustão, surge imediatamente a seguir a ter sido a aprovada a resolução do Parlamento Europeu de proibir as vendas de modelos equipados com motor a gasolina ou diesel a partir do ano 2035. É um aumento com um valor médio de 4,4 pontos percentuais, que estará focado em modelos como o Golf, o Tiguan, a Passat Variant, o Polo e o T-Roc e que entrará em vigor já a partir do dia 23 deste mês, por enquanto, ainda apenas na Alemanha.

A opinião dos concessionários da marca é de que os construtores deveriam estar a reduzir os preços e não a aumentá-los devido, essencialmente, a incerteza dos consumidores no cenário económico atual. Além disso, são também os concessionários da marca a afirmar que estes não são os primeiros aumentos, uma vez que entre meados de 2021 e meados de 2022, a subida dos valores rondou os 11%, ainda que a Volkswagen não seja o único construtor de automóveis a proceder ao aumento dos preços dos novos modelos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)