Volkswagen expande parceria com Microsoft para desenvolvimento de condução autónoma

By on 11 Fevereiro, 2021

Juntas desde 2018, a Volkswagen e a Microsoft têm vindo a melhorar em conjunto as tecnologias presentes nos veículos. Contudo, parece que a dupla vai expandir os termos da parceria para acelerar o desenvolvimento da condução autónoma. Segundo o comunicado, a divisão da Volkswagen, Car.Software organisation vai criar uma plataforma de cloud com a ajuda da Microsoft para simplificar o processo de desenvolvimento, graças à possibilidade de realizar atualizações “over the air” nos veículos, tal como faz, por exemplo, a Tesla.

“À medida que transformamos o Grupo Volkswagen num fornecedor de mobilidade digital, procuramos aumentar de forma continua a eficiência do desenvolvimento de software. Estamos a construir uma plataforma de condução autónoma com a Microsoft para simplificar o trabalho dos nossos engenheiros. Ao combinar a nossa experiência no desenvolvimento de soluções de condução conectada com o know-how da engenharia de software e cloud da Microsoft, aceleramos a entrega de serviços de mobilidade seguros e confortáveis”, refere Dirk Hilgenberg, CEO da Car.Software Organisation.

“Esta é a próxima evolução do nosso trabalho fundamental com o Grupo Volkswagen para aprimorar a transformação com um fornecedor de mobilidade orientada por software”, acrescentou Scott Guthrie, vice-presidente executivo de Cloud + AI da Microsoft. “O poder da Microsoft Azure, dados e recursos de IA, vão permitir à Volkswagen fornecer soluções de condução autónoma seguras e confiáveis para os clientes com maior rapidez”, disse Guthrie.

Com esta expansão da parceria, uma das grandes novidades é a possibilidade de acrescentar, por exemplo, assistentes de condução a um veículo que não os tem de fábrica, através de atualizações “over the air”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)