Novo VW Golf: Conheça o Primeiro Modelo Construído
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Volkswagen Golf 1.5 TSI ACT BlueMotion é tão eficiente quanto um diesel

By on 21 Março, 2018

Os tempos em que apenas modelos diesel exibiam o logótipo ‘BlueMotion’ fazem parte de um passado distante. A mais recente adição à linha ecológica é representada pelo novo Golf equipado com o novo motor TSI ACT turbocomprimido de quatro cilindros e 1.5 litros. Com uma potência de 130 cv, o motor exibe uma eficiência de consumos igual à de um diesel e faz parte das opções da versão europeia do VW Golf.

ACT

O principal factor que diferencia a nova unidade TSI 1.5 é indicado pelas letras “ACT”, significam ‘Active Cylinder Management’ (Gestão Activa de Cilindros). A funcionalidade ACT desactiva 2 cilindros quando não é necessário utilizar a potência total do motor, apenas funciona entre as 1.400 e 4.000 rpm, e a velocidades inferiores a 130 km/h.

A VW menciona que a transição entre dois e quatro cilindros é praticamente imperceptível, os condutores apenas se apercebem da alteração devido a um aviso exibido no painel de instrumentos quando os dois cilindros são desactivados pelo ACT.

Painel de instrumentos – Golf 1.5 TSI ACT BlueMotion

Eco-Coasting

Ao integrar a caixa automática de 7 velocidades, o Golf 1.5 TSI ACT BlueMotion inclui uma avançada funcionalidade de coasting associada a um sistema micro-híbrido. Em certas condições, assim que o condutor tira o pé do acelerador, o motor desliga-se por completo e a embraiagem é desengatada, a energia cinética é então aproveitada para deslocar o automóvel. Este modo é apoiado por um sistema micro-híbrido de 12v que permite reduções nos consumos até 0,4 l/100 km.

Para o novo motor 1.5 TSI ACT BlueMotion, a Volkswagen anuncia um consumo combinado de 4,8 l/100 km. Acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, é capaz de atingir uns impressionantes 4 l/100 km em contexto extra-urbano. O construtor alemão afirma que a unidade tem um brilhante futuro à sua frente, pois seus derivados serão introduzidos no mercado global.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)