Volkswagen inaugura fábrica de reciclagem de baterias em fim de vida

By on 3 Fevereiro, 2021

A Volkswagen anunciou a abertura de uma nova fábrica em Salzgitter, Alemanha, para realizar a reciclagem das baterias de carros elétricos que já não podem ser utilizadas. A marca alemã espera conseguir reciclar até 90% das baterias utilizadas nos seus veículos. Quanto ao processo, antes de qualquer operação, a bateria é analisada para perceber se tem energia suficiente para ter uma segunda vida a “alimentar” outro tipo de soluções, como por exemplo, estações de carregamento rápido ou robôs de carregamento móvel.

Para já, a Volkswagen anuncia que a fábrica está projetada para reciclar até 3600 sistemas de bateria por ano. Porém, é esperado que no futuro a capacidade seja aumentada para lidar com quantidades maiores. A título de curiosidade, a marca alemã acredita que o maior volume de devolução de baterias só é esperado depois da década de 2020, no mínimo.

“Estamos a implementar um ciclo de materiais recicláveis sustentáveis e desempenhamos um papel pioneiro na indústria, focados no futuro com grande potencial para proteção climática e fornecimento de matéria-prima.”, revelou Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG, Divisão Técnica, e Presidente do Conselho de Administração dos Componentes do Grupo Volkswagen.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)