Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Volkswagen investe milhares de milhões para liderar a revolução eléctrica

By on 20 Novembro, 2017

O Grupo Volkswagen está a reestruturar a sua rede de fábricas alemãs de forma a colocar-se na vanguarda da mobilidade eléctrica. 

Num comunicado de imprensa, o construtor alemão afirmou que até 2022 vai investir mais de 34 mil milhões de euros no desenvolvimento de veículos eléctricos, tecnologias de condução autónoma e serviços de mobilidade.

A produção de veículos eléctricos destinados ao mercado europeu estará centrada na fábrica Zwickau, uma cidade do leste da Alemanha. Após um investimento de mil milhões de euros, a fábrica irá produzir automóveis eléctricos baseados na plataforma MEB. A produção iniciar-se-á em 2019 com o primeiro modelo da gama I.D., um hatchback do tamanho do Golf, estando previsto para 2020. A fábrica também produzirá veículos eléctricos para as outras marcas do Grupo, Audi, Seat e Skoda. Em 2020 o volume de produção estará perto das 100.000 unidades.

Veículos eléctricos destinados ao maior mercado da Volkswagen, a China, serão produzidos localmente. A empresa afirmou que vai investir 10 mil milhões de euros até 2025 no desenvolvimento e produção de automóveis totalmente eléctricos e plug-in híbridos no país asiático.

Automóveis baseados na plataforma MEB terão uma autonomia de 400 a 600 km e serão compatíveis com métodos de carregamento rápido. De acordo com a VW, o seu preço estará ao nível de veículos Diesel equiparáveis.

Plataforma MEB

A produção do Golf e do Passat, actualmente realizada nas instalações de Zwickau, será transferida para as fábricas de Wolfsburgo e Emden, respectivamente. Será necessário um investimento de 2,9 mil milhões euros em Wolfsburgo e 1,1 mil milhões em Emden.

Adicionalmente, o construtor alemão ainda vai investir um total de 3,05 mil milhões de euros nas suas fábricas de produção de peças localizadas na Alemanha.

Matthias Mueller, CEO da Volkswagen, afirmou que o Grupo está a criar as fundações para se tornar no líder da mobilidade eléctrica até 2025.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)