Parque automóvel cada vez mais velho: Portugueses abateram menos carros (7,5%) em 2023
Volkswagen ‘vence’ 12 dos 21 segmentos em 2023

Volkswagen Passat berlina chega ao fim da linha

By on 30 Novembro, 2020

O nome Passat tem muita história para a Volkswagen e foi com grande surpresa que recebemos a notícia de que a versão berlina não vai ter sucessão depois de 2023, segundo a Automotive News Europe. Este vai sair dos mercados norte-americano e europeu, numa espécie de ajustes por parte da Volkswagen, de modo a seguir as tendências de procura dos clientes. Em igual sentido deve seguir o Volkswagen Arteon berlina que também não deverá ter sucessor.

Mas qual é o motivo desta medida drástica? Segundo a mesma fonte, isto acontece graças a uma descida progressiva das vendas deste formato em detrimento dos SUV, uma carroçaria em que a marca alemã aposta bastante com pelo menos um modelo em cada segmento. Ainda assim, vai ser possível comprar um veículo com o nome Passat após 2023, porém, na carroçaria carrinha, a Variant. A Automotive News Europe afirma que esta vai manter-se com foco na Europa ocidental. Esta restruturação também pode vir a ter influência na Arteon Shooting Brake que, depois de 2023, pode ser substituído pela carrinha elétrica “ID Space Vizzion Concept.

Após oito gerações e mais de 30 milhões de unidades vendidas, o nome Passat é um dos mais importantes e históricos da marca alemã. Este é mais uma “vítima” da loucura SUV e da mais recente transição elétrica da marca alemã. De facto, a família ID vai crescer bastante nos próximos anos e para concretizar todos os planos é necessário tomar medidas drásticas, infelizmente, como esta.

Fonte: Automotive News Europe

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)