Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Volkswagen quer produzir baterias solid-state até 2025

By on 25 Junho, 2018

A Volkswagen tem planos para produzir baterias solid-state até 2025. A informação foi revelada no âmbito de um investimento de cerca de 85 milhões de euros na QuantumScape, uma empresa californiana especializada no desenvolvimento deste tipo de baterias que tem colaborado com o construtor alemão desde 2012.

Baterias de tecnologia solid-state têm mais do dobro da capacidade das baterias de iões de lítio convencionais, o suficiente para adicionar 450 km à autonomia do e-Golf, que passaria de 300 km para 750 km. A Volkswagen revelou que já testou as baterias da QuantumScape numa escala comparável à de um veículo eléctrico e os resultados foram positivos.

Axel Heinrich, responsável pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen afirmou o seguinte: “As baterias solid-state marcarão um ponto de viragem na mobilidade eléctrica. Ao fortalecermos a cooperação estratégica com a QuantumScape, estamos a garantir o acesso a tecnologia inovadora muito promissora.”

Outros fabricantes como a BMW, Dyson, Fisker, Porsche e Toyota também têm planos para produzir baterias solid-state porque o potencial da tecnologia poderá revolucionar o segmento dos veículos eléctricos, permitindo carregamentos mais rápidos e capacidade de armazenamento energético superior comparativamente com as baterias de iões de lítio actuais.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)