Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Volkswagen publica primeiros esboços do novo T-Cross

By on 4 Julho, 2018

A apresentação do crossover mais pequeno de sempre da Volkswagen está cada vez mais próxima. Denominado T-Cross, o modelo de produção em série fará a sua estreia este Outono, até lá temos de nos contentar com informação incompleta que a marca de Wolfsburgo vai, estrategicamente, revelando, como por exemplo o esboço da secção traseira do veículo e o vídeo que permite-nos ficar a conhecer um bocadinho melhor o irmão alemão do Seat Arona.

O T-Cross assentará na plataforma MQB Ao, a mesma do Seat Arona. Terá 4.107 mm de comprimento e será posicionado abaixo do T-Roc. Apesar das dimensões reduzidas, a VW promete que o habitáculo será “surpreendentemente espaçoso” e que os ocupantes traseiros beneficiarão de espaço adicional para as pernas graças a um banco deslizante que também poderá ser movimentado para ampliar a capacidade de carga da mala. Segundo o construtor alemão, o T-Cross será um dos crossovers mais seguros do seu segmento, estará equipado com a mais recente tecnologia de assistência à condução, como por exemplo Front Assist e Lane Assist.

Em termos de design, a dianteira seguirá o tema exibido pelo Arteon e, mais recentemente, pelo novo Touareg, caracterizado por uma ampla grelha que integra os faróis. A secção traseira será marcada por uma barra luminosa horizontal que une os dois farolins.

A Volkswagen não revelou qualquer informação sobre a cabine do T-Cross, mas prevê-se que seja, em grande parte, igual à do Polo. A linha de motores, à semelhança da cabine, também será baseada na gama Polo e deverá incluir dois blocos TSI de 1.0 e 1.5 litros e um bloco TDI de 1.6 litros. Por enquanto ainda não se sabe se uma opção de tracção integral será disponibilizada, se considerarmos as tendências da indústria automóvel, é pouco provável.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)