Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Volkswagen Touareg está a terminar a sua última fase de testes no Ártico

By on 16 Fevereiro, 2023

A próxima geração do maior dos SUV da Volkswagen está junto do Círculo Ártico prestes a finalizar os últimos ensaios dinâmicos, antes da apresentação oficial, prevista para o verão.

O novo Volkswagen Touareg será apresentado oficialmente no próximo verão, sendo que os protótipos deste modelo, ainda com uma decoração camuflada, estão próximos do Círculo Ártico a terminar os últimos ensaios. Nessa mesma camuflagem, um enorme código QR possibilita o acesso às primeiras informações técnicas sobre este modelo, sendo que um dos principais destaques são os novos faróis IQ. Light HD.

Faróis de matriz IQ. LIGHT HD com 38.400 micro LEDs. HD significa Alta Definição, ou seja, uma resolução muito alta. O que se pretende é um mar de pontos de luz extremamente brilhantes – gerados por um total de 38.400 micro LEDs. Que transformam a noite em dia e asseguram uma luminosidade mais significativa na estrada – sem ofuscar o trânsito em sentido contrário. 19.200 micro LEDs são distribuídos sobre os novos faróis em cada lado do veículo. O sistema de matriz projeta um tapete interativo de luz para a faixa do SUV de luxo. Esta chamada “faixa de luz” torna a condução à noite mais confortável e segura, uma vez que o tapete de luz ilumina a faixa de rodagem de forma otimizada.

Logótipo VW iluminado na traseira. O Touareg é o primeiro modelo da Volkswagen que tem um logótipo iluminado na traseira. Desde janeiro de 2023, o emblema da Volkswagen iluminado a vermelho também é permitido na Europa. Anteriormente, o logótipo brilhante da marca só era permitido em mercados como a China ou os EUA.

Nova geração de chassis. A Volkswagen desenvolveu mais o chassis do Touareg, sempre de tração integral. Entre outras coisas, é agora utilizado um sensor de carga no tejadilho, que está ligado em rede com a eletrónica do chassis. Sendo a grande vantagem, ter maior agilidade quando o tejadilho não está carregado. Se, por outro lado, for instalada uma caixa de carga no tejadilho, o sensor reconhece-o e transmite esta informação a sistemas de assistência como o ESC. Isto aumenta a estabilidade de condução do Touareg.

O mecanismo padrão de funcionamento por mola de aço e a suspensão pneumática opcional de duas câmaras também receberam uma nova configuração para alcançar uma largura de banda maior entre o máximo conforto e uma performance otimizada.

Melhoramento do interior do veículo. O Touareg está equipado com o “Innovision Cockpit”. É operado através do ecrã tátil central (diagonal do ecrã: 38,1 centímetros ou 15 polegadas), o volante multifunções e elementos analógicos como o controlo de volume na consola central. O “Innovision Cockpit” do novo Touareg oferece, entre outras coisas, a navegação por faixa e dados cartográficos HD de alta resolução. O controlo por voz foi também aprimorado. A integração de aplicação via smartphone e “App Connect” (Apple CarPlay, Android Auto) pode agora também ser feita sem fios. O elevado nível de qualidade do Touareg foi melhorado, segundo a avaliação da satisfação dos clientes: os apoios de braço e os painéis da consola central são mais suaves – uma vantagem em termos de conforto. O novo Touareg representa também o objetivo de engrenar os modelos Volkswagen de forma ainda mais consistente às necessidades dos clientes. A atualização faz do Touareg um SUV bem equilibrado que domina longas distâncias, bem como a vida quotidiana.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)