Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

A Volkswagen vai lançar um novo modelo eléctrico por mês a partir de 2022

By on 13 Março, 2018

Matthias Müller, CEO da Volkswagen, afirmou que o construtor lançará “um novo modelo eléctrico por mês” quando a implementação da sua estratégia de mobilidade eléctrica alcançar uma fase avançada, em 2022.

Durante a conferência anual da marca em Berlim, Müller disse que a Volkswagen planeia lançar “a maior gama de veículos eléctricos do mundo”. A chegada do Volkswagen ID, o primeiro veículo eléctrico construído de raiz pela VW, está prevista para 2020 e dará início à transição, seguir-se-ão 300 novos veículos electrificados até 2030, muitos dos quais serão adicionados a gamas já existentes.

Até 2020, a Volkswagen vai adaptar 9 fábricas para produzirem veículos eléctricos, até 2022, um total de 16 estarão adaptadas. Müller acredita que estratégia da Volkswagen permitirá que a marca cumpra com futura legislação que implementará novos limites de emissões. A partir de 2020, a média de emissões de CO2 anunciada pelos modelos VW não poderá ultrapassar os 95 g/km.

“Os nossos sistemas propulsores serão concebidos de forma a que seja possível encarar nova legislação sem pagar multas”, afirmou o executivo. “E garantiremos a modernização de motores tradicionais, para que possam contribuir no melhoramento do ar urbano”. A Volkswagen vai investir 20 mil milhões de euros em tecnologia de combustão interna. De acordo com Müller, as adversidades criadas pelos legisladores urbanos que tencionam banir motores a combustão das cidades está a atrasar o progresso.

O CEO admitiu que a rápida transição para a mobilidade eléctrica deve-se em boa parte ao escândalo da manipulação das emissões diesel, “o escândalo diesel indicou-nos que eram necessárias mudanças radicais; a crise serviu de catalisador.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)