Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT
Novo VW Transporter Cargo: Mais espaço para carga

Volkswagen Variosport vem tomar o lugar do Tiouran e Golf Sportsvan

By on 18 Dezembro, 2018

Os monovolumes estão moribundos e vão se esfumando ao mesmo ritmo que crescem os SUV e Crossover, mas a Volkswagen não cede e mesmo que substituindo três modelos com duas versões, a ideia dos monovolumes continua travestida de crossover.

Esta estratégia faz parte, também, da reorganização das gamas da marca alemã e da redução da oferta de produtos, descartando aqueles que não sejam rentáveis ou com cifras de sucesso. Assim, o VW Touran, o VW Golf Sportsvan e o Caddy Maxi, serão substituídos pelo VW Variosport, declinado em cinco e sete lugares, permitindo, assim, substituir o VW Sharan.

Ou seja, um só modelo veio ocupar o lugar de quatro com as claras poupanças desta ação, mesmo que num segmento onde até os originadores do mesmo desistiram e abandonaram-no.

Comercializado a partir de 2021, o Variosport ainda não se revelou pois tem estado a ser testado com “mulas” de ensaio que não passam de modelo Touran com o chassis e a mecânica do novo modelo. Mas se olhar com atenção para as fotos verá que o carro é mais comprido, sendo razoável dizer que o Variosport terá entre 4,5 e 4,8 metros (5 e 7 lugares), o que cobre o Golf Sportsvan (4,35m), Touran (4,53m) Caddy (4,41m), Caddy Maxi (4,88) e Sharan (4,85m). A base será a habitual MQB, na versão Evo, com motores TDI e TSI além dos híbridos de 48 volts e “Plug In”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)