Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada
Sabe como se chamava o primeiro Volvo?

Volvo Cars e Northvolt unidas na construção de uma nova fábrica de baterias

By on 4 Fevereiro, 2022

A cidade de Gotemburgo, na Suécia, terá uma nova fábrica de baterias a funcionar já em 2025. Resulta de uma parceria entre a Volvo e a Northvolt e vai criar cerca de três mil novos postos de trabalho. Na liderança estará Adrian Clarke, um ex-executivo da Tesla.

A nova fábrica da Volvo e da Northvolt vem solidificar a parceria entre as duas empresas. E além da produção de baterias destinadas a automóveis elétricos, que a Volvo pretende construir em exclusivo a partir de 2030, ainda vai ser construído um Centro de Investigação e Desenvolvimento.

A localização da fábrica tem ainda outros grandes trunfos, que são a linha direta para a maior fábrica de automóveis da Volvo Cars, o acesso à infraestrutura e a um fornecimento de energia renovável, a proximidade de competências profissionais relevantes e das unidades de Investigação e Desenvolvimento da Northvolt.

O Centro de Investigação e Desenvolvimento deverá entrar em funcionamento ainda este ano e irá criar algumas centenas de empregos em Gotemburgo posicionando a Volvo Cars como uma das poucas marcas automóveis a coordenar internamente todo o processo de desenvolvimento e de produção de células de bateria.

A nova unidade de produção da Volvo Cars e da Northvolt será alimentada por energia livre de fósseis, com foco na capacidade de energia renovável da região e integrará soluções de engenharia que dão prioridade à circularidade e à eficiência de recursos. A nova fábrica, que começará a ser construída no próximo ano, terá uma capacidade de produção anual suficiente para o fornecimento de baterias a cerca de meio milhão de automóveis, o que representa uma capacidade potencial anual a rondar os 50 gigawatt hora (GWh).

“A nossa parceria para células de bateria com a Northvolt é fundamental para as nossas ambições estratégicas de eletrificação. Pretendemos liderar o segmento dos automóveis premium elétricos e só iremos vender viaturas puramente elétricas a partir de 2030.”

Håkan Samuelsson – Chief Executive – Volvo Car Group

“O estabelecimento desta gigafactory em Gotemburgo é um passo decisivo, não só para continuar a transformar uma das regiões automóveis mais dinâmicas do mundo, como também para nos tornar no principal fornecedor global de baterias sustentáveis.”

Peter Carlsson – Co-Founder e CEO – Northvolt

“Esta nova fábrica de baterias irá suportar a nossa ambição de atingirmos uma rede de produção ambientalmente neutra e assegurar uma rede de fornecimento de baterias de elevada qualidade para os anos vindouros. Através desta colaboração com a Northvolt iremos também beneficiar com a qualidade da cadeia de valor das baterias, desde as suas matérias-primas até à sua integração otimizada nos nossos automóveis.”

Javier Varela – Head Industrial Operations and Quality – Volvo Cars

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)