Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo Cars investe na Bcomp e nos seus materiais leves, produzidos de forma sustentável

By on 14 Abril, 2022

A Volvo acaba de anunciar um investimento na Bcomp, uma empresa que se tem destacado no desenvolvimento de materiais mais leves e sustentáveis.

O Volvo Cars Tech Fund é um departamento da marca destinado a efetuar investimentos estratégicos em ideias inovadores nas áreas da mobilidade e da tecnologia, fornecendo-lhes acesso ao mercado global. E na sua lista de investimentos mais recentes está a BComp.

A BComp é uma empresa baseada na Suíça que tem passado os últimos meses a desenvolver novas soluções sustentáveis para a criação de materiais leves e muito resistentes com base em fibras naturais. Para isso, a empresa tem utilizado fibras de linho, um material biológico que consegue oferecer poupanças significativas em termos de peso, utilização de energia e emissões, quando comparado com elementos semelhantes produzidos em plástico.

Tanto a Volvo como a Polestar estão a explorar formas de utilizar compostos de fibras naturais no desenvolvimento dos seus novos modelos, pelo que o investimento na Bcomp faz todo o sentido. Aliás, a primeira utilização já foi mesmo testada no Concept Recharge, revelado no verão do ano passado e ficou comprovado que, em comparação com as peças plásticas convencionais, estes novos compostos com base em fibras naturais, conseguem ser 50% mais leves, utilizam menos 70% de plástico e geram até 62% menos de emissões de CO2.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)