Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo Cars vai criar um Tech Hub na cidade de Cracóvia, na Polónia

By on 14 Março, 2023

Focada na missão de ter apenas automóveis elétricos no seu portefólio até ao ano 2030, a Volvo Cars acaba de apresentar o plano de abertura de um novo Tech Hub em Cracóvia, que deverá ser inaugurado até ao final deste ano.

O mundo automóvel tem atualmente o software como o ponto mais importante e por essa razão, os maiores construtores estão a criar autênticos centros tecnológicos com engenheiros de software, que possam desenvolver as melhores soluções para os futuros automóveis, mas também para ir atualizando os modelos atuais. E desta vez é a Volvo Cars que anuncia a criação de um novo Tech Hub em Cracóvia, a segunda maior cidade da Polónia.

Em conjunto com a equipa global de talentos da Volvo Cars, a nova equipa de engenheiros terá a missão de acelerar o desenvolvimento de software para áreas tão fundamentais como a segurança, baseado em todo o conhecimento que a marca tem sobre, por exemplo, as causas dos próprios acidentes, mas também na vertente dos algoritmos de perceção e assistência ao condutor, além do desenvolvimento de software específico para a condução autónoma.

Para o novo Tech Hub de Cracóvia está prevista a contratação de 120 engenheiros de software no momento da inauguração, que deverá acontecer ainda antes do final deste ano, mas nos planos da Volvo Cars está uma equipa entre 500 e 600 pessoas em Cracóvia, que trabalhará diretamente com os outros Tech Hub da marca espalhados pelo mundo.

A importância do software

Como se demonstra pelo novo Volvo EX90, o mais recente modelo elétrico apresentado pela marca, a indústria automóvel está a mudar muito rapidamente sendo a importância do software cada vez maior nestes novos modelos.

Os futuros modelos Volvo serão 100% elétricos e cada vez mais vendidos online, alimentados por computadores de última geração com software desenvolvido internamente. Terão também a capacidade de se tornarem melhores ao longo do tempo graças a atualizações regulares de software realizadas remotamente (over the air).

Isto faz com que o desenvolvimento interno de software seja cada vez mais uma área crucial para a Volvo Cars e absolutamente fundamental para alcançar as suas ambições estratégicas, nas quais pretende ser uma empresa líder em novas tecnologias e comercializar somente automóveis 100% elétricos até 2030.

Para acelerar a sua transformação, a Volvo Cars está a recrutar milhares de talentos de engenharia em todo o mundo e o Hub de Cracóvia será mais uma peça fundamental nesse puzzle.

“Somos uma empresa que tem objetivos bem definidos e que é orientada pela tecnologia, pelo que a nossa nova geração de automóveis Volvo será mais do que apenas meios de transporte. Eles serão computadores sobre rodas, concebidos para serem atualizados remotamente com o novo software. Isso significa que o nosso Tech Hub de Cracóvia e o crescimento das nossas capacidades internas de desenvolvimento de software são cruciais para o nosso sucesso futuro”.

Jim Rowan – CEO – Volvo Cars.

A Volvo Cars está presente na Polónia há cerca de 30 anos sendo Cracóvia um centro tecnológico emergente, com uma ampla rede de empresas de tecnologia presentes na região. Cracóvia tem também um grande sector de telecomunicações e uma indústria que tem fornecido vários talentos para outros locais onde a Volvo possui polos de engenharia. A Volvo Cars será o primeiro construtor de automóveis a sedear-se na região através de um Tech Hub.

“Pretendemos atrair e recrutar os melhores talentos a nível mundial, estando presentes em locais estrategicamente importantes. Este novo Tech Hub de Cracóvia é um exemplo perfeito disso mesmo. Convidamos todos os interessados em moldar o futuro da mobilidade com uma marca que está, com a sua forte cultura e valores, na vanguarda do desenvolvimento tecnológico a juntarem-se a nós”.

Hanna Fager – Chief People Officer

A Volvo Cars tem outros Tech Hub a operar em Estocolmo e em Lund na Suécia, bem como em Bangalore na Índia. A marca possui também grandes centros de engenharia em Xangai, na China e em Gotemburgo, na Suécia, formando uma rede crucial de centros de inovação estrategicamente espalhados por todo o mundo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)