Volvo encerra produção de automóveis a diesel: Conheça o último modelo
Volvo: Inteligência Artificial para melhorar Logística de Peças

Volvo coloca os seus carros a conversar entre si em toda a Europa

By on 17 Abril, 2019

A marca sueca anunciou que todos os veículos Volvo vendidos na Europa, estão interligados para comunicarem entre si determinados perigos na estrada.

A ligação entre os vários veículos é uma das soluções mais queridas dos construtores para tornar as estradas mais seguras. A Volvo sempre destacou o seu compromisso com a segurança e está na linha da frente, pois a série 90 vendida na Noruega e na Suécia já está equipada com o “Hazard Light Alert” e o “Slippery Road Alert”. O que é isto afinal?

O “Hazard Light Alert” significa que quando um condutor liga os quatro piscas – que se ligam automaticamente em caso de uma travagem de emergência – um sinal é enviado para o painel de bordo de todos os Volvo que estiverem nas imediações. Já o “Slippery Road Alert” utiliza o mesmo princípio, mas desta feita em face de um piso escorregadio e de acordo com os dados colhidos pelos sensores do ABS. Assim que o carro começa a patinar, é enviado para todos os Volvo próximos um alerta de piso escorregadio.

Estes dois sistemas vão passar a ser de série em todos os Volvo vendidos na Europa e juntam-se á decisão da marca sueca de limitar a velocidade máxima dos seus carros aos 180 km/h já em 2020. Quem desejar ter estes sistemas no seu carro e este tiver sido comprado depois de 2016, através de uma atualização.

Recordar que a Volvo irá disponibilizar, gratuitamente, todo os dados de acidentes recolhidos nas últimas décadas, preservando o anonimato dos envolvidos, mas colocando esses dados acessíveis numa biblioteca digital centralizada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)