Volvo encerra produção de automóveis a diesel: Conheça o último modelo
Volvo: Inteligência Artificial para melhorar Logística de Peças

Volvo começa testes piloto de condução autónoma em 2022

By on 6 Janeiro, 2022

A Volvo Cars revelou no CES 2022 que vai começar os primeiros testes de condução autónoma este ano. Sistema de infotainment também recebe novidades.

A Volvo Cars foi uma das marcas que marcou presença no CES 2022, via livestream, e anunciou que em 2022 vai começar os testes pilotos de condução autónoma não assistida, sistema denominado Ride Pilot, nos Estados Unidos. A marca sueca diz ainda que, depois de ser homologado e credenciado para uso em autoestradas, o Ride Pilot vai ser comercializado através de uma subscrição adicional no próximo SUV 100% elétrico da marca que será revelado no final de 2022.

Este sistema conta com software desenvolvido pela Zenseact, empresa dedicada à criação de sistemas de condução autónoma, em conjunto com a equipa interna de programadores da Volvo e da Luminar. O resultado é a incorporação no veículo de um sensor LiDAR da Luminar que será complementado por cinco radares, oito câmaras e dezasseis sensores ultrassónicos. “A entrega de um novo padrão de segurança para a indústria requer um nível de testes e verificações rigorosas que irão expandir-se globalmente”, diz Odgard Anderson, CEO da Zenseact. “O software Zenseact AD desempenha um papel fundamental neste novo padrão e no caminho para zero colisões”.

Infotainment ganha reforço do Youtube

Para além disso, a Volvo anunciou no CES 2022 que o sistema de infotainment criado em parceria com o Google vai aumentar as suas funções no futuro não muito distante. A marca sueca anunciou que será introduzido o Youtube que apenas estará disponível quando o veículo estiver completamente parado.

“Permitir que os nossos clientes vejam vídeos enquanto carregam ou quando esperam para ir buscar os seus filhos à escola faz parte da nossa promessa de tornar as suas vidas melhores e mais agradáveis”, refere Henrik Green. “Com o Youtube e outros grandes serviços de streaming a chegar em breve, os nossos clientes podem desfrutar da sua pausa no carregamento em vez de a verem como um mero incómodo – tornando a experiência um pouco mais fácil”, acrescentou.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)