Volvo encerra produção de automóveis a diesel: Conheça o último modelo
Volvo: Inteligência Artificial para melhorar Logística de Peças

Volvo e Geely vão formar empresa de produção de motores

By on 7 Outubro, 2019

A casa sueca e o grupo chinês vão fundir as suas operações de engenharia de motores numa só empresa.

Esta nova companhia irá ter a seu cargo o desenvolvimento da próxima geração de motores híbridos e de combustão interna para as marcas do grupo Geely, Volvo, Lotus, Lynk&Co e Geely Auto. Mas a nova empresa estará aberta a fornecer motores para outras marcas.

Segundo Hakan Samuelson, CEO da Volvo, esta medida vai acelerar o esforço imenso da marca sueca para que em 2025, metade dos carros vendidos pela Volvo sejam elétricos. “A Volvo deu mais um passo significativo em direção à eletrificação, ajustando a sua estrutura” disse o CEO da Volvo ao Automotive News Europe.

O objetivo claro é oferecer a um leque maior de clientes mecânicas eletrificadas que farão parte dos restantes 50% de vendas da Volvo já no segundo semestre de 2020. “Metade dos nossos carros serão híbridos até 2025 e estamos a assegurar os recursos necessários para os desenvolver” lembrou Hakan Samuelson.

Desconhecem-se as poupanças conseguidas com esta fusão, pois o patrão da Volvo não quis precisar, dizendo apenas que “serão imensas, pois estamos a duplicar o volume da Volvo e isso só por si significa uma forte redução de custos.”

Recordamos que a Volvo vendeu mais de 640 mil unidades em 2018 e a casa sueca quer levar esse volume até às 800 mil em 2020. Mas olhando para o grupo Geely, onde está incluída a Volvo, a casa chinesa vendeu mais de 2 milhões de veículos, antevendo Hakan Samuelson “que continuará a crescer rapidamente no futuro.”

Esta ação permite que o departamento de pesquisa e desenvolvimento não veja o seu orçamento reduzido, a nova empresa receberá 3 mil colaboradores a Volvo e 5 mil da Geely, sendo que a fusão será total com integração da pesquisa e desenvolvimento, compras, produção, tecnologias de informação e finanças. Não haverá despedimentos, algo que poderia ser inevitável caso a fusão não fosse para diante.

Seguem-se as negociações com os sindicatos e com as autoridades da concorrência, para que seja formada esta empresa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)