Volvo encerra produção de automóveis a diesel: Conheça o último modelo
Volvo: Inteligência Artificial para melhorar Logística de Peças

Volvo está a estudar diferentes formas de dar uma segunda vida às baterias de carros elétricos

By on 23 Abril, 2021

A Volvo Cars é um dos fabricantes de automóveis que pretende ser totalmente circular até 2040. Ou seja, pretendem que cada peça de um automóvel seja criada e produzida de forma a poder ser reutilizada posteriormente, tanto pela própria Volvo, como por parceiros, evitando assim o desperdício de materiais e recursos. Um dos passos que a marca sueca pretende dar nos próximos tempos passar por dar uma segunda vida às baterias de carros elétricos.  Para tal, estão a estudar, junto de fornecedores e parceiros, diferentes utilizações para reutilizar este equipamento.

Em primeiro lugar, em parceria com a BatteryLoop, querem reutilizar as baterias de carros elétricos num sistema de armazenamento de energia movido a energia solar. Este sistema vai alimentar, a partir deste mês, estações de carregamento para automóveis e bicicletas elétricas no centro de negócios da Essity, empresa sueca do ramo da higiene e saúde.

Para além disso, em conjunto com a Comsys AB e Fortum, a Volvo está envolvida num projeto piloto comercial. O principal objetivo passa por aumentar a flexibilidade de fornecimento de uma das estações hidroelétricas da Fortum na Suécia, enquanto contribui para uma 2ª vida das baterias de veículos elétricos. Estas serão utilizadas como uma unidade de armazenamento de energia estacionária.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)