Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo estabelece parceria com a NVIDIA

By on 22 Outubro, 2018

O construtor sueco e a NVIDIA, empresa líder no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, juntaram esforços no sentido de desenvolver as próximas unidades centrais que irão equipar as próximas gerações de modelos da Volvo.

Estas novas unidades terão como base a tecnologia da NVIDIA (Driver AGX Xavier) que permitirá a implementação de uma plataforma tecnologicamente avançada que será denominada Scalable Product Architecture 2 (SPA2), sendo que o primeiro modelo com esta nova plataforma será lançado no início a próxima década.

Esta parceria com a NVIDIA não é nova, já que a Volvo tinha feito outro acordo no ano passado para o desenvolvimento de sistemas de software para a condução autónoma. Com esta nova parceria, a SPA2 irá utilizar todo o “know how” da NVIDIA em matéria de inteligência artificial e capacidade de tratamento de dados para permitir que a Volvo garanta um avanço considerável na implementação de sistemas de apoio à condução, gestão de energia e personalização do veículo. A condução autónoma será, assim, uma realidade bem mais próxima.

Para Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, “para introduzir a condução autónoma no mercado será necessário um aumento da capacidade computarizada das viaturas em conjunto com avanços constantes no capitulo da inteligência artificial. O nosso acordo com a NVIDIA será uma peça importante deste puzzle e irá ajudar a apresentar aos nossos clientes, de uma forma segura, a condução completamente autónoma.”

Já para Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, este acordo “como líder mundial em tecnologias de segurança e de inovação, a Volvo entende e bem, que existe uma relação direta entre a segurança, o conforto e o nível de computadorização dos veículos.”

A nova plataforma SPA 2 está pensada para a mobilidade elétrica, condução autónoma e conctividade.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)