Volvo em 2023: EX90 e EX30 foram as duas novidades importantes
Novo Volvo EX30 está aí: preços começam nos 37.890€

Volvo EX30: vem aí o mais pequeno SUV da marca sueca

By on 31 Maio, 2023

Está previsto ser apresentado em Portugal, em breve, a 7 de junho, a marca já deixou ‘escapar’ imagens do seu novo SUV elétrico, o que nos ‘diz’ o que já se suspeitava: é um EX90 ‘à escala’ e tem tudo para ser bem sucedido. É ligeiramente mais pequeno que o XC40, mas para mais pormenores temos que esperar pelo dia sete de junho.

Segundo a merca sueca, podemos esperar, espaço, arrumação inteligente e tecnologia intuitiva, que serão imagem de marca do mais pequeno SUV da Volvo.

“O mais pequeno SUV da Volvo tem um interior elegante em linha com o pensamento sustentável, com uma escolha criteriosa de materiais interiores capazes de realçar um design gráfico distinto. Através de materiais reciclados e renováveis, como a ganga, o linho e a lã, bem como uma variedade de cores e texturas expressivas, o interior deste novo modelo personifica os princípios do design responsável”, lê-se no comunicado da marca, que prossegue: “A interação com o EX30, irá oferecer uma experiência de utilizador simplificada, removendo de forma inteligente toda a complexidade para uma condução mais concentrada e mais agradável num só único ecrã. Para além disso, este modelo possui uma barra de som a toda a largura do painel de instrumentos – a primeira deste género num automóvel – e uma série de soluções de arrumação inteligentes capazes de proporcionar a mesma experiência de um automóvel com maiores dimensões.

Qualidade de áudio premium

A barra de som do Volvo EX30, a primeira do seu género, é inspirada no design dos sistemas de áudio domésticos. Reúne várias colunas numa única barra e preenche todo o habitáculo com som de qualidade superior. É possível acrescentar ainda o sistema de som Harman Kardon. A barra de som consegue agrupar várias colunas numa só componente e reduzir a quantidade de cabos e de materiais. À primeira vista é possível nem dar por ela uma vez que esta se situa sob o para-brisas, estando perfeitamente integrada no design do cockpit. Ao remover a necessidade de altifalantes nas portas, o Volvo EX30 consegue oferecer muito mais espaço de arrumação. Na mesma linha, os interruptores dos vidros foram deslocados para a consola central sendo de fácil acesso quer para o condutor, quer para o passageiro.

O tema da centralização no interior do EX30 é também representado pelo ecrã central único de 12,3 polegadas, posicionado no meio do painel de instrumentos, que contém todas as informações relevantes para o condutor. Ao colocar tudo num único ecrã, a Volvo consegue criar uma sensação de espaço à volta do condutor e poupar em materiais.

O ecrã central oferece uma vista “calma”, ao eliminar tudo o que não é informação importante para uma maior concentração. Esta característica é especialmente útil à noite, quando o condutor pode reduzir o esforço dos seus olhos durante longas viagens.

Em linha com o objetivo de oferecer infotainment de última geração, o Volvo EX30 tem o sistema Google incorporado onde se inclui Google Assistant, Google Maps e as apps favoritas no Google Play. O EX30 será também o primeiro automóvel da Volvo a incorporar a funcionalidade Apple Car Play wireless.

O sistema de infotainment vem ainda com conectividade 5G, e com as plataformas tecnológicas Snapdragon Cockpit da Qualcomm Automotive para assegurar uma resposta rápida do sistema.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)