Volvo encerra produção de automóveis a diesel: Conheça o último modelo
Volvo: Inteligência Artificial para melhorar Logística de Peças

Volvo mantém a liderança de mercado na Suécia há 65 anos consecutivos

By on 4 Janeiro, 2023

É um feito incrível do mundo automóvel e que fica ainda maior com o encerramento de mais um ano. No final de 2022, a Volvo voltou a assumir a liderança de mercado no seu país de origem.

No final dos anos 50 e com uma gama de apenas três modelos (PV444/544, Amazon e Duett), a Volvo conquistou o lugar mais desejado da tabela de vendas e assumiu-se como o construtor mais desejado no seu país natal, ao registar o maior número de unidades comercializadas no final de 1957. E desde esse ano, nunca mais saiu dessa posição.

Seis décadas e meia depois, a Volvo Cars mantém a tradição e melhora um pouco o seu próprio recorde, uma vez que, no final de 2022, voltou a ser este o construtor com mais unidades registadas no mercado sueco, com 45.883 unidades comercializadas. E deste valor, há ainda a destacar as 14.252 unidades do Volvo XC40 e as 12.009 do XC60, que foram também dos modelos mais vendidos deste mercado no ano passado.

2022 foi um ano imprevisível. Fatores externos, como a escassez global de componentes, limitaram a nossa capacidade de satisfazer a elevada procura dos nossos clientes. Tendo isto em conta, estou bastante orgulhosa pelo resultado alcançado. Gostaria de agradecer a todos os nossos clientes pela paciência e pela confiança que nos têm demonstrado”, refere Jessica Span, CEO da Volvo Car Sweden.

Outro valor bastante interessante está no facto de 56% das vendas no mercado sueco já serem referentes a veículos eletrificados, sendo que, para a Volvo, este valor é ainda maior, pois 65% do seu total de vendas são modelos da gama Recharge. E se olharmos apenas para o último mês do ano, este valor passa para uns incríveis 93%. Como termo de comparação, em Portugal, a categoria dos automóveis ligeiros de passageiros conta apenas com uma percentagem de 37,1% de modelos eletrificados.

Entramos em 2023 com uma gama de modelos totalmente elétricos ainda mais vasta com a chegada do nosso fantástico EX90 e novos produtos que anunciaremos em breve. Estamos no caminho certo e podemos dizer que a Volvo está a eletrificar a Suécia.” – Jessica Span.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)