Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo reformula gestão e dá mais poderes ás vendas e à pesquisa e desenvolvimento

By on 15 Março, 2019

A casa sueca decidiu reformular todo o conselho de administração, reduzindo o número de elementos de 15 para 12 e dando a dois desses executivos, mais poderes e responsabilidades. Tudo porque a Volvo está a colocar a tónica no desenvolvimento tecnológico e na digitalização, mas precisa de vender carros.

Não espanta, por isso, que Henrik Green, o patrão do departamento de pesquisa e desenvolvimento, e Bjorn Annwall, responsável pela estratégia e pelo retalho, tenham recebido novas missões. Já Lex Kerssemakers, um veterano executivo da Volvo, vai assumir outro papel.

Assim, Bjorn Annwall, 43 anos, irá liderar as atividades comerciais, o que o coloca no controlo do desenvolvimento do “core business” da Volvo, tendo como foco o crescimento e o lucro. Adicionalmente, Annwall chefiará o serviço de apoio ao cliente, o marketing global e a comunicação na Europa, Médio Oriente e África.

Quanto a Henrik Green, 46 anos, vai passar a liderar, também, o estilo bem como um novo posto conhecido como “consumer and enterprise digital”, ou seja, departamento virado para o cliente e para a digitalização. Esta consolidação de cargos, acredita a Volvo, irá reforçar os laços entre os vários departamentos da casa sueca. Quando ao veterano Kerssemakers, 59 anos, será o responsável pela nova divisão “Direct Consumer Business” sendo responsável pelo desenvolvimento das relações com os clientes.

Do atual conselho de administração, saem Thomas Ingenlath, que permanecerá como CEO da Polestar e será o patrão do estilo da Volvo, e David Ibison, que abandona a Volvo para criar uma empresa pessoal de consultadoria de comunicação. Todas estas mudanças terão efeito a partir de 1 de abril. A partir de 1 de agosto, Hans Oscarsson, atual responsável pelo departamento financeiro da Volvo, passará a ser o CEO da Geely Sweden Holding, a empresa responsável pela Zhejiang, uma empresa que gere os investimentos na região nórdica da Geely.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)