Novos nomes para veículos elétricos para a Volvo: XC40 e C40 mudam para EX40 e EC40
Volvo cresce 42% em Portugal e obtém resultados históricos. XC40 foi o mais vendido

Volvo revela XC40 híbrido plug-in, o T5 Twin Engine

By on 26 Abril, 2018

A Volvo apresentou o XC40 T5 Twin Engine, uma versão híbrida plug-in do crossover compacto prevista para 2019.

O XC40 T5 Twin Engine combina um bloco tricilíndrico a gasolina de 1.5 litros com um motor eléctrico. A potência total não foi revelada, mas relatórios sugerem que o motor de combustão interna produz 180 cv enquanto o eléctrico adiciona 75 cv. Em conjunto geram cerca de 250 cv de potência e 400 Nm de binário. O sistema híbrido, desenvolvido pela chinesa Geely (proprietária da Volvo), permite ao condutor optar por uma propulsão puramente eléctrica, mas o alcance ainda não foi publicado.

Também não foram anunciados detalhes relativos a consumos, mas considerando a berlina Bo Rui GE da Geely, que está equipada com o mesmo sistema propulsor, prevê-se um consumo urbano na ordem dos 1,6 l/100 km.

Ao volante do  T5 Twin Engine, o condutor poderá optar entre 5 modos de condução: ‘Hybrid’, ‘Power’, ‘Pure’, ‘Individual’ e ‘Off Road’. O primeiro combina os dois motores privilegiando a eficiência, o segundo optimiza a potência, enquanto o ‘Pure’ permite que o veículo se desloque recorrendo exclusivamente ao motor eléctrico. O modo ‘Individual’ possibilita uma configuração personalizada e o ‘Off Road’ maximiza a tracção.

O novo XC40 faz parte da ofensiva eléctrica da Volvo, que quer lançar uma versão electrificada de cada um dos seus modelos até 2019. A partir de 2025, a marca sueca intende que 50% das suas vendas sejam compostas por veículos totalmente eléctricos. O primeiro Volvo 100% eléctrico deverá chegar durante o próximo ano e assumirá a forma de um novo hatchback. O construtor afirmou que não produzirá mais nenhum veículo totalmente eléctrico até completar a electrificação do seu portefólio actual.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)