Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo vai limitar velocidade dos seus modelos a 180 km/h a partir de 2020

By on 4 Março, 2019

Perseguindo o objetivo de ninguém se matar ou ficar ferido a bordo de um Volvo, a casa sueca vai limitar a velocidade máxima de todos os seus veículos aos 180 km/h já a partir do próximo ano.

A Volvo não quer que alguém se mate ou fique ferido ao volante de um dos seus carros já a partir de 2020 e, nessa medida, tomou a decisão de limitar a velocidade de todos os seus veículos aos 180 km/h. Em comunicado, a Volvo diz que “a tecnologia, sozinha, não é capaz de nos levar até ao nosso objetivo” lembrando que “é necessário incluir na equação o comportamento do condutor.”

A casa sueca agarrou num estudo da NHTSA (National HighWay and Traffic Safety Administration), o organismo que controla as estradas norte americanas, que diz que 25% das mortes nas estradas do EUA forma causadas pela velocidade. Ou seja, a tecnologia nada pode contra a velocidade, acabando esta por originar fatalidades.

Assim sendo, Hakan Samuelsson, patrão da Volvo, sustentou que “a Volvo é líder em segurança, sempre o fomos e sempre o seremos. Porque no nosso trabalho de pesquisa, sabemos quais são as áreas críticas quando acontecem acidentes com os nossos carros, que acabam em ferimentos graves ou na morte. E se os limites de velocidade não são a cura, vale a pena sermos nós a fazer alguma coisa, nem que seja para salvar uma única vida.”

Assim, os Volvo, alguns chegam aos 250 km/h, vão passar a estar limitados a 180 km/h e a casa sueca já disse que vai usar a tecnologia de geo referência para que as velocidades sejam ainda mais limitadas em áreas sensíveis como escolas e outras.

O CEO da Volvo deseja “iniciar uma conversação para saber se os construtores têm a obrigação de instalar tecnologia nos carros que altere o comportamento do condutor e evitar coisas como o excesso de velocidade, cansaço, intoxicação e distração. Não temos uma resposta afirmativa para tudo mas sabemos que desejamos assumir a liderança na discussão do tema e ser pioneiros nesta área.

A Volvo destacou, também, dois outros fatores externos que contribuem para as mortes ao volante: intoxicação ou distração. Por isso já está a desenvolver novidades que vão poder ser anunciadas dentro em breve, no âmbito de uma cimeira sobre estes assuntos, que a Volvo vai realizar dentro de dias.

Para Jan Ivarsson, responsável da Volvo pela segurança, destacou o facto de “nós como humanos, todos compreendemos os perigos de cobras, aranhas e das alturas. Com a velocidade, nem por isso. Muitos condutores andam demasiado depressa na auto estrada, mas são muito lentos na sua adaptação à maior velocidade e a sua relação com o trafego e as suas próprias capacidades como condutor. Precisam de ter um melhor comportamento e ajudar outros a perceber que a velocidade é perigosa.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)