Volvo encerra produção de automóveis a diesel: Conheça o último modelo
Volvo: Inteligência Artificial para melhorar Logística de Peças

Volvo vai revelar em outubro a versão elétrica do XC40

By on 25 Setembro, 2019

Além de ser um carro com emissões zero, o XC40 elétrico será, reclama a Volvo, um dos veículos “mais seguros que jamais construímos.”

Na casa sueca há a sensação que será possível ter um volume de vendas superior a 50% do total de modelos comercializados com motorizações elétricas até 2025. Por isso, a Volvo está focada em ditar toda a sua gama com uma oferta elétrica, não seguindo o caminho da Volkswagen, de realizar uma gama totalmente independente.

O primeiro modelo desse esforço será o XC40 que será revelado já em outubro e não espanta que a Volvo vá começar pelo segundo modelo mais vendido da marca. O dia 16 de outubro marcará o início desta estratégia. Em termos técnicos, o XC40 elétrico terá motores elétricos no eixo dianteiro e no eixo traseiro e as baterias localizadas entre os dois eixos no fundo do carro. 

O XC40 tem como base a plataforma CMA, que foi redesenhada na parte dianteira para a nova realidade da ausência de um motor nessa zona. Aproveitando essa necessidade, a Volvo desenvolveu uma estrutura “única” no dizer da casa sueca, que engloba uma espécie de gaiola em redor das baterias feita em alumínio e cravada na estrutura do veículo. Baixa-se, assim, o centro de gravidade e é criada uma zona de dissipação de energia. A parte traseira também foi reforçada com a integração do motor elétrico na estrutura e, assim, permitir mais uma zna de dissipação de energia em caso de embate. 

O XC40 também irá estrear a plataforma de sensores do sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System), desenhado para expandir as capacidades autónomas no futuro. O primeiro elétrico da Volvo será o segundo modelo eletrificado da gamaXC40, depois do T5 Twin.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)