Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo Vera é um camião autónomo que já transporta contentores

By on 19 Junho, 2019

A casa sueca já tem em funcionamento o Vera, um veículo elétrico, conectado e autónomo que já tem missão: transporte de contentores de um centro de logística para o terminal de carga de Gotemburgo, na Suécia.

Este trabalho que está a ser feito pelo Vera, resulta de uma colaboração entre a Volvo Trucks e a empresa de logística DFDS, permitindo assim que o conceito possa ser comprovado em utilização em condições reais, estando integrado num sistema conectado de distribuição contínua de bens para todo o mundo.

O Vera partilha a base com os modelos elétricos FL Electric e FE Electric e está desenhado para fazer funções repetitivas em centros logísticos, fábricas e portos, reclamando a Volvo que pode transportar volumes de grandes dimensões, com grande precisão em distâncias curtas.

A Volvo Trucks pretende implementar um sistema conectado com vários Vera com capacidade de chegar aos 40 km/h monitorizados por uma torre, para conseguir uma cadeia de transporte sem falhas. Será a antecâmara para a utilização em estrada aberta, em estradas pré definidas e áreas industrias, acabando, assim, com a impossibilidade de conduzir á noite ou de limitar as horas de condução de um condutor.

Para Mikael Karlsson, vice presidente para soluções autónomas na Volvo Trucks, “os transportes autónomos com zero emissões e zero ruído têm um importante papel no futuro da logística e será benéfico para a sociedade e para o negócio. Vemos o Vera como um bom início e queremos continuar a evoluir.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)