Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo XC90 conquista o prémio “Top Safety Pick+” nos Estados Unidos

By on 28 Fevereiro, 2023

Anualmente, a conhecida organização de segurança Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), escolhe os modelos que mais se destacaram neste capítulo e, neste ano, o vencedor foi o Volvo XC90, em todas as versões da sua gama.

O SUV de tamanho mais generoso da Volvo, o XC90, acaba de receber o prémio “Top Safety Pick+ 2023” do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), mesmo depois desta instituição ter reforçado os requisitos para os seus prémios Top Safety Pick (TSP) e Top Safety Pick+ (TSP+). O prémio conquistado pelo Volvo XC90 inclui toda a sua gama, incluindo as versões híbridas plug-in “Recharge”, que já conseguem percorrer cerca de 73 quilómetros em modo puramente elétrico.

Entre as novidades na avaliação de veículos pelo IIHS, estavam critérios mais rigorosos na proteção contra colisões laterais, melhores sistemas de prevenção de colisões para peões e uma nova avaliação para os sistemas de iluminação. No caso do teste de colisão lateral, a nova versão envolve um aumento de energia em torno dos 82%.

Depois da segurança, a Volvo colocou a sustentabilidade como uma das suas principais prioridades e, por essa razão, já anunciou que até ao ano 2030 pretende comercializar apenas veículos 100% elétricos e que em 2040 será totalmente neutra em carbono. A segurança, no entanto, continua a ser um dos seus principais cartões de visita e mantém-se a visão da marca de que “Ninguém deve ficar gravemente ferido ou perder a vida num automóvel da Volvo”, sendo esse o primeiro tópico no desenvolvimento de qualquer novo modelo. Tal como é referido por Åsa Haglund, responsável pelo Centro de Segurança da Volvo Cars, “O Volvo XC90 continua a provar, ano após ano, que está entre os veículos mais seguros na estrada“.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)