Renault confirma discussões com a VW para uma plataforma comum
Dacia Sandero foi o modelo mais vendido em janeiro. VW Golf e Peugeot 208 no top 3

VW coloca travão na construção de nova fábrica de baterias

By on 2 Novembro, 2023

A VW tinha planos para abrir uma quarta Gigafactory na Europa, estando na fase final para escolher a localização da mesma. Mas o “arrefecimento” do mercado dos veículos elétricos coloca o projeto em espera.

O CEO da marca germânica, Oliver Blume, explicou o motivo para o adiamento da decisão: “não existe, de momento, qualquer justificação comercial para decidir sobre outras instalações”. O CEO da VW afirmou que a decisão se baseava “nas condições de mercado, incluindo a lenta expansão do mercado de BEV na Europa”.

Recentemente, a VW anunciou que as encomendas de veículos elétricos diminuíram 50% na Europa. A entrada de encomendas da VW ficou aquém do esperado, o que é atribuído a um abrandamento do mercado global. No entanto, o mercado dos elétricos continua a crescer, com os clientes a, aparentemente, não ficarem tão agradados com as propostas da VW.

O plano inicial da VW era ter seis Gigafactories em operação na Europa até 2030 e a República Checa estava a fazer todos os esforços para atrair esse investimento. Apesar de a República Checa ter vindo a pressionar a VW para estabelecer uma fábrica, os responsáveis checos disseram que não podiam esperar mais e que iriam oferecer o local a outros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)